9 dicas para se dar bem com o chefe

Com comunicação e respeito, temida relação será tranquila

Redação
Compartilhe esta publicação:

Bons chefes podem ajudar, e muito, durante uma carreira. Podem dar dicas de como crescer em uma empresa, ajudar nas tarefas do dia a dia ou até mesmo indicar seus funcionários para vagas que combinem mais com eles. No entanto, quando essa temida relação entra em desacordo, principalmente por motivos que extrapolam o profissional, é normal se sentir ameaçado pela posição do supervisor.

Acessibilidade


VEJA MAIS: 10 linguagens corporais que podem custar seu emprego

Bons profissionais não prejudicam seus subordinados, mas é bom garantir que situações delicadas como essa nunca surjam durante a carreira. Confira na galeria alguns passos para se proteger da possível má influência de chefes:

  • Faça o seu trabalho e faça-o bem

    Pode parecer óbvio, mas muitos empregados não conseguem resolver suas tarefas básicas com eficiência. Se você se esforçar para fazer as tarefas básicas, seu chefe ficará impressionado. Bons empregados, que fazem um trabalho consistente, eficiente e profissional, são uma maravilha para administrar e permitem que seus supervisores foquem em suas próprias tarefas diárias.

  • Conheça o seu chefe

    Ao iniciar um novo trabalho, uma das primeiras funções é perguntar para o chefe como ela ou ele gosta de se comunicar, se é por telefone, por e-mail ou pessoalmente. Pergunte, também, o quão detalhados devem ser os updates do seu trabalho. Uma boa comunicação é o primeiro passo para conhecer melhor o chefe.

  • Dê suporte aos objetivos profissionais de seu chefe

    A principal função de qualquer funcionário é facilitar a vida do chefe. Assim como qualquer um, ela ou ele também tem objetivos profissionais que estão sempre em jogo. Descubra quais são os do seu chefe e como você pode ajudá-lo a chegar lá.

  • Seja leal

    Seja sempre um funcionário dedicado e honesto. Nunca fale mal do seu chefe para os colegas do escritório e tente não incomodá-lo com seus problemas. Se existir alguma complicação, converse com sinceridade com o seu chefe. Ser respeitoso e leal significa manter essas conversas somente entre os dois, e falta de confiança pode destruir uma relação profissional.

  • Anúncio publicitário
  • Faça das prioridades de seu chefe as suas próprias

    Um emprego é um trabalho em equipe e o chefe é o líder. Se ele tiver uma prioridade, a situação torna-se automaticamente prioridade dos subordinados. Ficar em contato constante com o chefe é a chave para sincronizar os objetivos dele com os seus.

  • Tenha iniciativa

    Voluntariar-se para novos projetos pode ser uma boa maneira de chamar a atenção do chefe. Mas cuidado para não pegar mais coisas do que você consegue aguentar. Tenha certeza de que há tempo e energia suficientes para dar uma mão para o chefe em outros projetos que não estejam ligados diretamente ao trabalho do dia a dia.

  • Busque soluções por conta própria

    Não fique dependente de seu chefe para tudo. Quando um problema surgir, é interessante analisar a situação antes de levá-la para instâncias superiores, já que às vezes a solução pode estar bem na frente do seu nariz. Quando realmente precisar resolver a situação de outra maneira, tente não ser muito pessimista ao levar o problema para o chefe. Ninguém gosta de uma pessoa negativa que só reclama em vez de buscar soluções.

  • Mostre-se interessado pelas paixões do seu chefe

    Não tenha medo de saber da vida pessoal do seu chefe. Conhecer um pouco da vida fora do escritório pode ajudar na relação profissional, além de trazer à tona interesses em comum.

  • Demonstre um interesse de longo prazo na sua companhia

    Ainda que empregados mais novos raramente fiquem na mesma empresa por muito tempo, não há nada que os impeça de agir como se pretendesse ficar por lá pela vida inteira. Saber quais os pontos altos e fortes, além do público-alvo da empresa, pode ajudar a mostrar que você tem interesse em trazer o melhor para a companhia. Bons chefes percebem quando seus funcionários gostam e admiram o local de trabalho.

Faça o seu trabalho e faça-o bem

Pode parecer óbvio, mas muitos empregados não conseguem resolver suas tarefas básicas com eficiência. Se você se esforçar para fazer as tarefas básicas, seu chefe ficará impressionado. Bons empregados, que fazem um trabalho consistente, eficiente e profissional, são uma maravilha para administrar e permitem que seus supervisores foquem em suas próprias tarefas diárias.

Compartilhe esta publicação: