3 dicas para se tornar mais produtivo – Forbes Brasil
Carreira

3 dicas para se tornar mais produtivo

Você se considera uma pessoa multitarefas? Você se sente com tanta energia que consegue olhar seus e-mails enquanto ouve uma discussão durante um conference call? Muitos acham possível fazer várias atividades ao mesmo tempo. Entretanto, elas podem ser muito menos eficientes.

A realidade é que 98% das pessoas não podem realmente ser consideradas multitarefas. Apenas 2% delas são boas em fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo – e essas pessoas são extremamente raras. Para a maioria de nós, realizar muitas tarefas concomitantemente é algo muito complicado – na verdade, nós estamos apenas indo e voltando de uma atividade para outra, como digitar um e-mail e depois participar do conference call e, na sequência, voltar para o email.

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O problema em tentar ser multitarefa é que ficar mudando de atividades não é eficiente e, cada vez que fazemos isso, nosso cérebro leva algum tempo para conseguir foco novamente. Embora esse hábito possa parecer eficaz, ele não é. Estudos mostram que ser multitarefa pode reduzir em até 40% a produtividade.

Mudar o hábito de tentar ser multitarefa para se concentrar em apenas uma atividade não é algo fácil. Veja na galeria de fotos como se tornar mais produtivo e como convencer a sua equipe a fazer o mesmo:

  • Seja o exemplo

    Dê aos outros total atenção. Pare o que você está fazendo e mostre respeito ao focar na pessoa ou na reunião. No início de encontros ou conversas, desligue o seu computador e coloque a tela do seu celular virada para a mesa (no modo silencioso, é claro).

  • Mude o modo como as reuniões são conduzidas

    Peça que a sua equipe crie “regras” para as reuniões, como fechar os notebooks, evitar checar os celulares, participar, dar atenção para cada um dos participantes, ouvir a opinião de todos no final, entre outras medidas. Peça que o grupo teste as decisões tomadas nas reuniões por algumas semanas e depois que eles compartilhem qualquer mudança notada (como maior interação, por exemplo, menos estresse e mais diversão!).

  • Encoraje a cultura do “esteja aqui agora”

    Isso não significa que você precisa promover sessões de ioga ou meditação no escritório. Essa atitude pode ser fácil, como usar a simples técnica de encorajar a atenção plena (mindfulness) no começo das reuniões: peça que todos parem o que estão fazendo e fechem seus olhos. Depois, peça que eles respirem fundo e segurem o ar por cinco segundos. Após esse processo, diga eles para soltarem o ar devagar, junto com o estresse e as preocupações. Faça isso três vezes.

    Lembre que, ao deixar de lado o hábito de tentar ser multitarefa para adotar a realização de uma atividade por vez, você pode aumentar a sua produtividade, assim como a da sua equipe, em 40%.

Seja o exemplo

Dê aos outros total atenção. Pare o que você está fazendo e mostre respeito ao focar na pessoa ou na reunião. No início de encontros ou conversas, desligue o seu computador e coloque a tela do seu celular virada para a mesa (no modo silencioso, é claro).

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