7 dicas para convencer seu chefe a deixar você trabalhar de casa – Forbes Brasil
Carreira

7 dicas para convencer seu chefe a deixar você trabalhar de casa

Cansado de perder tempo no trânsito todos os dias para ir e voltar do trabalho? Cansado de trabalhar longe do escritório? Questões como essas são comuns e uma ótima solução para elas é fazer home office. Mas como falar com seu chefe sobre a intenção de trabalhar de casa? A chave para conseguir essa permissão é simples: basta saber como pedir.

LEIA MAIS: 3 dicas para se tornar mais produtivo

Felizmente, trabalhar de casa é algo cada vez mais comum. De acordo com um estudo de 2016 da consultora PWC, 38% dos trabalhadores norte-americanos, por exemplo, podem trabalhar de casa pelo menos um dia da semana, quatro vezes mais do que em 1995. Além disso, pequenos negócios têm maior flexibilidade em relação às grandes empresas. Segundo a PWC, mais da metade dessas pequenas organizações já adotam o home office, mas apenas 26% das grandes corporações fazem isso.

A maioria dos gerentes (67%) deixa seus comandados trabalharem de casa, no entanto, dentro de uma rede controlada.

Veja na galeria de fotos abaixo 7 dicas para abordar o tema com seu chefe:

  • Seja flexível quanto ao período em que deseja ou precisa trabalhar de casa

    Trabalhar de casa não precisa ser uma proposta “tudo ou nada”. As opções vão de home office em certas ocasiões até o trabalho remoto em período integral. Tente negociar com o seu chefe para começar com essa nova dinâmica por alguns dias da semana. Eventualmente, você pode conseguir ficar trabalhar de casa o tempo todo.

  • Foque nos benefícios que trabalhar de casa pode trazer para o seu chefe, e não para você

    Explique como o home office vai ajudá-lo a ser mais produtivo, focado e dedicado. Diga, por exemplo, que passar menos tempo no trajeto para ir ao trabalho permitirá que você tenha mais tempo para completar relatórios.

  • Antecipe as preocupações do seu chefe

    Alguns gerentes temem que funcionários em home office não se mantenham em contato com sua equipe, ou pior, que não trabalhem realmente. Certifique-se de que seu chefe entenda exatamente a frequência e por quais meios você vai entrar com contato com seus colegas, além de deixar claro quais tarefas você precisa cumprir quando trabalhar de casa.

  • Sugira um período de teste

    Seu chefe pode hesitar um pouco sobre deixar você trabalhar de casa. Portanto, proponha um período de teste de um mês ou dois. Depois, os dois podem sentar para discutir como foi o processo. Com isso, você pode provar que o novo arranjo foi positivo para a empresa.

  • Crie um bom ambiente de trabalho na sua casa

    Jan Lindborg, que trabalha remotamente como diretor de operações de treinamento de vendas globais na Dell, recomendou no site Remote.co a tratar seu ambiente de trabalho em casa como um estúdio de gravações. “Não há uma luz vermelha, mas, quando minha porta está fechada, eu estou no trabalho.” Ele também sugere mudar seu laptop de lugar quando terminar seu trabalho do dia para conseguir separar suas horas trabalhadas do resto do seu dia.

  • Estabeleça hábitos de trabalhos disciplinados quando trabalhar de casa

    “Demora muito para ter disciplina em trabalhos remotos, e você vai descobrir que é muito fácil adiar um trabalho quando você está na sua casa”, alerta Ben Dodson, que trabalha remotamente no Reino Unido como um freelancer em período integral de desenvolvimento de sistemas iOS. Para ajudar a manter o foco, Dodson coloca fones de ouvido antirruído para servir como um sinal de que é hora de entrar no “modo-trabalho”.

  • Mantenha-se conectado com seu chefe e associados para não se sentir isolado

    “Considere as coisas que você vai sentir falta do ambiente de trabalho e descubra meios de recriar ou compensar isso”, afirma Lauren Antonian, que trabalha como gerente remota em período integral no desenvolvimento de propostas para a sua empresa. “Por exemplo, se você é extrovertido e gosta de socializar com seus colegas, certifique-se de se comunicar com eles por meio de mensagens instantâneas ou e-mail, assim como você faria se estivesse disponível presencialmente.”

    Andrea Bing, que trabalha remotamente como gerente de projetos, faz parte de várias comunidades virtuais patrocinadas pela sua companhia, como um clube de livros e um grupo de finanças. Ela também agenda almoços com colegas de trabalho mensalmente. Às vezes, trabalhar de casa é um dos melhores meios de se inserir mais dentro de uma organização.

Seja flexível quanto ao período em que deseja ou precisa trabalhar de casa

Trabalhar de casa não precisa ser uma proposta “tudo ou nada”. As opções vão de home office em certas ocasiões até o trabalho remoto em período integral. Tente negociar com o seu chefe para começar com essa nova dinâmica por alguns dias da semana. Eventualmente, você pode conseguir ficar trabalhar de casa o tempo todo.

Comentários
Topo