Carreira

Por que a meditação é a sua melhor arma para aumentar a produtividade no trabalho

Os empreendedores estão em constante movimento. São reuniões em qualquer lugar, a qualquer hora, idas e vindas de aeroportos, encontros de relacionamento. E com cronogramas tão ambiciosos e longas e imprevisíveis horas de trabalho, é muito fácil ter crises de motivação. Especialmente quando o negócio está prosperando, é quase impossível diminuir o ritmo – há muita coisa em jogo.

Felizmente, para as pessoas que não conseguem tirar uma folga ou aproveitar o fim de semana, há uma dica simples para manter o ritmo intenso e ainda aumentar a motivação ao mesmo tempo: meditar. Já foi provado que este hábito é um grande motivador. Graças à prática de mindfulness, as pessoas podem aumentar seu foco, relaxar e até melhorar suas decisões.

LEIA MAIS: 8 hábitos para você ganhar produtividade

Entretanto, você não precisa ser uma pessoa extremamente espiritualizada para praticar a meditação. Muita gente usa a técnica como um exercício mental saudável. Até grandes companhias, como a Apple e o Google, notaram os benefícios da meditação e passaram a encorajar seus funcionários a praticá-la durante o horário do expediente. Algumas até oferecem aulas e workshops para aumentar o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho. Comece a praticar a meditação em apenas cinco minutos, e tente aumentar esse período nos próximos dias. Os resultados surgem rapidamente, tanto para sua vida pessoal quanto para seus negócios.

Veja na galeria de fotos os benefícios da meditação, uma prática que pode melhorar significamente seus negócios:

  • Redução do estresse e dos níveis de ansiedade

    Ser saudável, feliz e positivo é a chave para passar pelos dias difíceis no trabalho. Empreendedores geralmente não têm boas noites de sono, tempo para relaxar ou descansar. E, com isso, é muito fácil que eles acabem sofrendo de depressão ou ansiedade, problemas geralmente causados pela falta de um equilíbrio saudável entre a vida e o trabalho. Portanto, tirar 15 ou 20 minutos do seu dia para meditar pode ajudar a reduzir o impacto de situações estressantes, abaixar a pressão sanguínea e, consequentemente, evitar a ansiedade.

  • Melhoria na memória e ajuda no processo de decisão

    Ser bom em tomar decisões é, provavelmente, uma das habilidades mais importantes para um bom empreendedor. Às vezes, uma escolha pode influenciar diretamente o futuro de um negócio. Um estudo de Sara Lazar, uma neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, descobriu que as pessoas que meditam regularmente têm mais matéria cinzenta no seu córtex frontal, justamente o que está associado à memória e à tomada de decisões. Isso significa que, quanto mais uma pessoa pratica a meditação, mais desenvolvidas serão essas qualidades. Entretanto, isso não quer dizer que você precise passar horas meditando. Alguns minutos todos os dias é suficiente, desde que seja uma prática regular.

  • Renovação do entusiasmo

    O ânimo no trabalho é algo essencial para todo empreendedor. Desenvolver seu próprio negócio é algo difícil, então manter a motivação no maior nível possível é crucial. Além disso, ter a própria empresa não é algo que acontece do dia para a noite, por isso é preciso conservar o entusiasmo por um longo período. Felizmente, a meditação, na forma de reflexão e análise, é conhecida por ser uma grande fonte de motivação. Às vezes, é preciso contemplar, dar um passo para trás e olhar para as coisas a partir de uma perspectiva diferente. Em outros casos, a chave é reavaliar suas prioridades e achar motivação em algo no qual você não achou antes. Ou talvez seja necessário lembrar das coisas que promoviam felicidade no início de tudo. É muito importante reservar um tempo para contemplar tudo em paz.

  • Mais espaço no cérebro e mais foco

    Trabalhar em um escritório bagunçado é um pesadelo – as pessoas não conseguem achar nada, muitos não se sentem confortáveis e há um sentimento constante de que as coisas não estão nos lugares certos. A única coisa a fazer neste caso é parar tudo o que você está fazendo e simplesmente arrumar o caos. O mesmo se aplica ao seu cérebro. Uma higiene na mente é extremamente importante para o foco. Às vezes, quando se sentir sobrecarregado, tudo o que você precisa fazer é tirar um tempo para sua mente e esvaziar seus pensamentos. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que, durante e após a meditação, as pessoas têm uma tendência maior de manter o foco, mesmo quando fazem tarefas repetitivas e entediantes. Depois de apenas 20 minutos sem pensar em nada específico, surge uma espécie de lucidez, que faz com que as pessoas enxerguem o que realmente importa. A meditação afeta o modo como o cérebro processa a informação, o que torna as pessoas mais focadas e eficientes. Portanto, se você tirar um pouco de tempo para praticar o mindfulness, você pode melhorar seu desempenho, se concentrar mais e, como resultado, economizar tempo.

Redução do estresse e dos níveis de ansiedade

Ser saudável, feliz e positivo é a chave para passar pelos dias difíceis no trabalho. Empreendedores geralmente não têm boas noites de sono, tempo para relaxar ou descansar. E, com isso, é muito fácil que eles acabem sofrendo de depressão ou ansiedade, problemas geralmente causados pela falta de um equilíbrio saudável entre a vida e o trabalho. Portanto, tirar 15 ou 20 minutos do seu dia para meditar pode ajudar a reduzir o impacto de situações estressantes, abaixar a pressão sanguínea e, consequentemente, evitar a ansiedade.

Comentários
Topo