10 coisas que seu currículo deve demonstrar

Seja claro, conte sua história e evite jargões

Redação
Compartilhe esta publicação:

Todo mundo fica eufórico durante a procura por um novo emprego e o processo de entrevistas. Por isso, seu currículo deve ser capaz de expressar exatamente o que você procura e quem você é, de forma a convencer o seu futuro empregador.

Acessibilidade


LEIA MAIS: 11 benefícios mais desejados por funcionários

Veja na galeria de fotos 10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura:

  • 1. Seu CV deve deixar claro que você sabe o tipo de trabalho que você pretende fazer. No sumário, esta informação deve ser enfatizada. Por exemplo: “Sou gerente de projetos de TI especializado na implementação de softwares em larga escala”.

  • 2. Deve ressaltar que você é inteligente e atencioso. Isso significa que não pode haver erros de digitação, muito menos de concordância.

  • 3. Deve transparecer que você sabe exatamente o que seu empregador procura ao enfatizar suas experiências mais relevantes e evitar termos e jargões muito informais.

  • 4. Deve mostrar quanto “leões” você já matou. Mesmo que você não tenha muita experiência, todos nós já superamos adversidades e isso precisa ser mostrado. Mesmo que sejam histórias curtas. O objetivo é ressaltar a superação – e não explicar nos mínimos detalhes como ou quanto tempo você levou para conseguir.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Deve expressar o seu entendimento sobre a sua carreira. Quanto mais você trouxer à tona sobre a progressão lógica (mesmo que apenas em retrospectiva) entre um trabalho e outro, mais forte será a impressão de que você tem nas mãos as rédeas de sua carreira.

  • 6. Deve provar que você possui uma base educacional apropriada para o trabalho para o qual você está se candidatando. Mesmo que você não possua um diploma, deixe claro quais são as suas áreas de conhecimento.

  • 7. Deve dizer que você é capaz e confiável sem que você precise repetir que é capaz e confiável. Use o currículo para mostrar isso, e não falar sobre isso.

  • 8. Deve deixar claro que você presta atenção aos detalhes. Caso entregue documentos anexos ao CV, tenha certeza de que tudo foi impresso na mesma formatação, cor e tamanho. Escolha um material de impressão mais resistente do que algo simplesmente descartável.

  • 9. Deve deixar claro quem você é. Utilize um tom humano, conte sua história. Evite jargões como “profissional orientado a resultados” ou “profissional automotivado”.

  • 10. Deve convencer o empregador que trocas de e-mails ou conversas por telefone com você não serão desperdício de tempo.

1. Seu CV deve deixar claro que você sabe o tipo de trabalho que você pretende fazer. No sumário, esta informação deve ser enfatizada. Por exemplo: “Sou gerente de projetos de TI especializado na implementação de softwares em larga escala”.

Compartilhe esta publicação: