10 motivos para você abandonar uma entrevista de emprego – Forbes Brasil
Carreira

10 motivos para você abandonar uma entrevista de emprego

O mercado de trabalho mudou drasticamente, e ninguém sabe disso tão bem quanto as pessoas que estão em busca de um emprego. Você nunca sabe no que realmente está se envolvendo quando começa uma entrevista. Ela pode ser uma conversa inspiradora, amigável e com pessoas interessantes. Ou pode ser uma reunião que dure metade do dia, com pessoas hostis, da qual você sai insultado sem nem ter tomado um café ou uma água.

Por isso, é importante lembrar que você sempre tem a opção de se levantar e ir embora de uma entrevista de emprego que não está te fazendo bem. Independentemente de você estar ou não trabalhando, você é uma pessoa livre. Além disso, você não é pago para participar delas. O tempo é seu e você deve decidir o que fazer com ele. Parte da obrigação do candidato é manter-se alerta e prestar atenção às pessoas e à energia a sua volta.

Portanto, não desperdice seu tempo. Você não é obrigado a encarar uma entrevista de emprego dolorosa e desconfortável só porque aceitou participar dela. Você pode ir embora. Se o processo se transformar em uma experiência ruim, não há necessidade de permanecer por lá até que o entrevistador termine a conversa. Você pode ir embora a qualquer hora.

LEIA MAIS: Cursos universitários que valem mais, e menos, a pena

Veja na galeria de fotos 10 bons motivos para você abandonar uma entrevista de emprego:

  • 1. Você não se sente seguro no local da entrevista.

  • 2. O ambiente de trabalho é péssimo – é desarrumado, sujo e deprimente.

  • 3. Seu entrevistador é grosseiro. No minuto em que você chegou, ele começou a ditar regras: “Sente aqui. Faça este teste. Eu já volto”. Você é um profissional com experiência. Por que eles estão te empurrando testes irrelevantes? Vá embora, esse processo de entrevista não vai melhorar!

  • 4. Não há nenhuma oportunidade durante a entrevista pra você dizer algo relevante. Os olhos do seu entrevistador estão grudados em um roteiro cheio de perguntas desnecessárias. Ele cronometra o seu tempo de resposta e não faz contato visual com você. Então, por que continuar? Essa empresa não merece você: ela nunca vai enxergar o seu talento. Você tem direito de trabalhar com pessoas que valorizam o seu trabalho.

  • 5. Quando você chega para a entrevista, os recrutadores estão nervosos. Eles não estavam te esperando e se comportam como se você fosse um incômodo que chegou para atrapalhá-los. Ninguém sabe o que fazer com você e essa confusão aparenta ser algo do cotidiano da empresa. A recepcionista começa a ligar para pessoas e a deixar mensagens de voz furiosas para elas. E, na sequência, diz: “Se eu não conseguir falar com alguém dentro de mais ou menos 20 minutos, você pode ir embora. Alguém vai te ligar mais tarde”. E você tem vontade de responder: “Diga a eles para não se incomodarem!”.

  • 6. O entrevistador não está entrevistando você com o mesmo empenho com o qual está tentando te convencer a aceitar o trabalho. O discurso parece ensaiado – ele já disse a mesma coisa antes para muitos outros candidatos. O trabalho parece bom demais para ser verdade. Se você acha isso suspeito, seu instinto está fazendo seu trabalho!

  • 7. O entrevistador parece não ter conhecimento sobre regras básicas dos processos de entrevista. Ele não fica constrangido por perguntar idade, estado civil e outras características pessoais que não têm lugar em uma entrevista de emprego.

  • 8. Durante a entrevista, eles dizem que, caso você aceite o emprego, você terá de entregar a eles a sua lista de contatos e ela passará a ser propriedade da companhia.

  • 9. Você conhece o gerente do seu departamento – e ele é terrível. No minuto em que vocês dois se sentam para conversar, você se sente insultado e ameaçado. “Bom currículo”, ele afirma. “Mas você realmente fez tudo isso? Você não fez essa venda de US$ 7 milhões sozinho… Eu posso afirmar isso apenas de olhar para você.” Enquanto isso, você começa a ter cada vez mais certeza de que seu chefe em potencial é alguém com quem você nunca mais vai querer falar novamente – muito menos trabalhar.

  • 10. Seu instinto diz: “Vá embora!”.

1. Você não se sente seguro no local da entrevista.

Comentários
Topo