5 sinais de que seu chefe é uma boa pessoa – mas um péssimo líder – Forbes Brasil
Carreira

5 sinais de que seu chefe é uma boa pessoa – mas um péssimo líder

A maioria das pessoas tem chefes gentis e bem intencionados, mas, ao mesmo tempo, incapazes de tomar uma decisão e de lidar com as consequências. Esse tipo de comportamento acaba desestimulando os funcionários e deixando-os estressados.

É claro que existem profissionais que não sabem tomar decisões, não conseguem lidar com conflitos e não são honestos sobre essas suas fragilidades – mas isso não significa que sejam más pessoas. Significa, apenas, que eles líderes ruins, que necessitam de muita orientação.

LEIA MAIS: 5 dicas para lidar com o chefe que pensa politicamente diferente de você

Supondo que você tenha boas razões para permanecer no seu emprego apesar do seu chefe – como, por exemplo, retribuir o MBA pago pela empresa ou incrementar o seu currículo – saiba que há meios de identificar um líder ruim.

Veja na galeria de fotos 5 sinais de que seu chefe é uma boa pessoa, mas também um péssimo líder:

  • Toda pessoa que consegue uma reunião particular com o seu chefe sai do encontro se sentindo satisfeito com o resultado – mas só até a próxima pessoa entrar na sala e mudar a cabeça dele de novo.

  • Seu chefe é muito gentil com você pessoalmente, mas ele não se posiciona a seu favor na frente de gerentes importantes, diretores ou funcionários do RH. Chefes desse tipo não lideram ou inspiram as pessoas, são apenas conciliadores.

  • Seu líder é incapaz de dar uma resposta direta e firme como um “sim” ou “não” para qualquer questão. Em vez disso, ele diz coisas como “vamos continuar conversando sobre isso” ou “nós precisamos esperar e observar”.

  • Seu chefe se preocupa com você como pessoa, mas isso não quer dizer que ele fará alguma coisa a respeito. É muito mais fácil lembrar os nomes dos filhos do seu funcionário do que ser gentil e dar a ele meio dia de folga para acompanhar o recital do garoto na escola.

  • Seu gerente pede para que você se coloque no lugar dele (e faz perguntas como “você sabe como é difícil lidar com todas as minhas responsabilidades?”), mas não é capaz de levar o seu ponto de vista em consideração.

Toda pessoa que consegue uma reunião particular com o seu chefe sai do encontro se sentindo satisfeito com o resultado – mas só até a próxima pessoa entrar na sala e mudar a cabeça dele de novo.

Comentários
Topo