10 coisas para colocar no currículo - e 10 para remover

Um dos principais itens a ser analisado é a linguagem

Redação
Compartilhe esta publicação:

A maioria das pessoas não gosta de seu currículo. Isso acontece porque boa parte deles é fraca, entediante e, principalmente, muito parecida.

Acessibilidade


LEIA MAIS: 10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura

Uma das principais razões que tornam os currículos ruins é a linguagem: normalmente, ela é seca e formal, típica de memorandos corporativos e capaz de drenar o poder de boas histórias. Para tornar um currículo poderoso, é preciso livrar-se da linguagem de “zumbi corporativo” e substituí-la por uma mais humana.

Veja, na galeria de fotos, 10 coisas para colocar em seu currículo – e 10 para remover imediatamente:

  • iStock

    Dez coisas para colocar em seu currículo

  • iStock

    Link do seu perfil no LinkedIn

    Entre no LinkedIn e vá para a página “Editar Perfil” para definir uma URL única para seu perfil. Então, você pode adicioná-la ao seu currículo e incluí-la na assinatura de suas mensagens de email relativas à busca de emprego.

  • iStock

    Marca relevante

    A maior declaração de marca em seu currículo é o título profissional que você usa no topo. Escolha um título referente à posição que você quer ou customize seu currículo para adaptar o título para cada empresa na qual se candidatar. Veja um exemplo:

    Analista HRIS

    “Eu sou uma profissional de recursos humanos com paixão por tecnologia da informação e, por isso, trabalho com dados de funcionários como analista HRIS. Eu desenho e crio pacotes de relatórios que oferecem insights em relação a pagamentos, benefícios e outros dados relativos a recursos humanos. Procuro ajudar as empresas a melhorar seus relatórios de recursos humanos para que seus líderes tomem decisões mais acertadas.”

  • iStock

    Resumo poderoso

    É possível notar algumas coisas no exemplo anterior. A dona do currículo diz o que ama fazer em vez do que já fez em sua carreira. Ela escolhe o título Analista HRIS porque esta é a posição que almeja. Ela nunca foi uma Analista HRIS antes. Seu último emprego foi de analista de pagamentos. No entanto, ela é qualificada para ser uma analista HRIS e sabe disso!

  • Anúncio publicitário
  • iStock

    A palavra “eu”

    Você pode fazer a mesma coisa que a analista HRIS fez: usar a palavra “eu” e nenhum jargão em seu currículo.

  • iStock

    Frases completas

    Usar frases completas em vez de fragmentos de sentenças dá um tom mais pessoal ao currículo.

  • iStock

    Explicação para cada mudança de emprego

    É preciso explicar por que você deixou cada emprego. Veja um exemplo de como fazer isso:

    Acme Explosives, Phoenix, Arizona

    Analista de Inventário

    2012 – atual

    A Acme Explosives é uma produtora familiar de bastões de dinamite de US$ 10 milhões. Eu fui contratado para construir um programa de controle de inventário. Consegui o emprego quando a Acme abriu uma unidade em Phoenix e a empresa em que eu trabalhava anteriormente estava fechando.

    Em poucas frases você pode contar muita coisa!

  • iStock

    Declaração de enquadramento para cada empregador

    Agora é possível saber o que a Acme faz e o seu valor de mercado. Sem a declaração de enquadramento, essas coisas não seriam informadas. Agora entendemos no que consistem os negócios da empresa.

  • iStock

    Declaração de enquadramento para cada cargo

    O exemplo também especificou o cargo, explicou por que o funcionário entrou na empresa e por que deixou seu emprego anterior.

  • iStock

    Histórias em que você superou desafios

    Em seguida, é importante adicionar algumas histórias que demostrem superação de desafios.

    Acme Explosives, Phoenix, Arizona

    Analista de Inventário

    2012 – 2016

    A Acme Explosives é uma produtora familiar de bastões de dinamite de US$ 10 milhões. Eu fui contratado para construir um programa de controle de inventário. Consegui o emprego quando a Acme abriu uma unidade em Phoenix e a empresa em que eu trabalhava anteriormente estava fechando.

    Eu criei o programa de controle de inventário da Acme e desenhei um pacote de relatórios para monitorar níveis de inventário e questões relevantes. Com meu colega gestor de compras, implementei o programa de garantia de qualidade de fornecedores, diminuindo retornos em 32% em um ano.

    Essas histórias devem ser curtas e descrever suas conquistas – não as tarefas e deveres do trabalho!

  • iStock

    Grave sua voz

    A última coisa para adicionar em seu currículo é a sua própria voz. Uma tendência cada vez maior em seleções de trainees são currículos em vídeo, com uma apresentação mais informal.

  • iStock

    10 coisas para remover de seu currículo imediatamente

  • iStock

    Endereço

    Ninguém precisa saber o seu endereço. Nenhum empregador vai lhe enviar uma carta. Você pode remover o número de sua casa e o nome da rua, e apenas informar sua cidade e estado.

  • iStock

    Endereço de email inapropriado

    Assegure-se de que seu endereço de email é profissional. Deixe emails engraçados restritos à sua vida pessoal.

  • iStock

    Sumário genérico (ou nenhum)

    Não escreva um resumo que não diz nada, como “eu sou motivado e proativo com excelentes habilidades de comunicação”. Se você é um comunicador, então comunique-se direito desde já, em seu currículo!

    Livre-se da sua linguagem chata de “zumbi corporativo”. Isso não vai ajudá-lo a conseguir um emprego – mas o contrário pode prejudicar ao minar o poder de sua história.

  • iStock

    Meses em que você começou em cada emprego anterior

    Você não precisa incluir os meses de início e término dos empregos que você teve. Inclua apenas os anos.

  • iStock

    A própria marca da empresa

    Quando você descrever cada empresa na qual trabalhou, use a sua própria descrição. Não copie o discurso de marca do website da empresa, que tende a ser entediante e pesado. Os empregadores querem saber o que você acha que a empresa faz, não o que o site diz que ela faz!

  • iStock

    Tarefas e deveres

    Esqueça suas tarefas e seus deveres. Podemos ir além do seu título profissional! Em vez disso, conte o que você deixou como legado.

  • iStock

    Elogios

    Resista ao impulso de usar elogios como “eu sou uma pessoa inteligente e com boas habilidades em marketing”. Você não é qualificado para dizer se você é inteligente e habilidoso ou não. As pessoas que o conhecem podem fazer essa avaliação. Não se elogie!

  • iStock

    Conquistas intermináveis

    Você precisa apenas de uma ou duas histórias de desafios superados por emprego – e não 15 delas. O seu empregador pode ficar entediado. O seu currículo deve ter uma ou duas páginas.

  • iStock

    Trabalhos antigos e irrelevantes

    Deixe de fora empregos que você teve há anos, especialmente se eles não forem relevantes para os cargos que você está buscando agora.

  • iStock

    Formatação

    Por último, livre-se que qualquer floreio ao estilo da década de 1980. A não ser que você seja um designer gráfico, quanto mais simples for seu currículo, melhor.

iStock

Dez coisas para colocar em seu currículo

Compartilhe esta publicação: