3 perguntas que todo currículo deve responder

Saiba como chamar a atenção dos recrutadores e se diferenciar dos demais candidatos

Redação
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Está cada vez mais difícil para as pessoas que buscam emprego se sobressair ao atual barulho de tantos talentos digitais. Algumas empresas chegam a receber centenas de currículos por semana, mas apenas 30% de seus donos chegam a uma entrevista. Isso significa que os candidatos precisam pensar em uma forma de se destacar.

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A maneira mais fácil de fazer isso é por meio de uma carta de apresentação. Muitos recrutadores – na verdade, dois terços deles, de acordo com uma pesquisa da Jobvite, que ajuda empresas na hora da contratação – dizem para as pessoas não se preocuparem com essas cartas. Entretanto, elas passam para a organização a imagem de que você fez sua lição de casa e está, particularmente, animado com a oportunidade. Isso é uma mensagem poderosa e importante para o recrutador receber antes mesmo de abrir o seu currículo.

Veja as 3 perguntas que precisam ser respondidas no seu currículo para ajudá-lo a se diferenciar da concorrência:

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    1. Seu currículo mostra que você incorpora a cultura da organização?

    Antes de apresentar seu currículo, pergunte se ele destaca os valores culturais da empresa. Startups ou empresas de tecnologia que cresceram rápido, por exemplo, frequentemente estão em busca de profissionais motivados e proativos. Quando os fundadores realmente querem impulsionar o crescimento de suas startups, eles não podem contratar funcionários que estão sempre esperando alguém dizer o que eles precisam fazer.

    Em seu currículo, destaque como você se empenha para melhorar e crescer como pessoa. Mostrar seu desenvolvimento profissional e pessoal é muito importante. Os empregadores recrutam pessoas que se identificam com a cultura da empresa, então se eles enxergam, a partir do seu currículo, um adequação a ela, podem facilmente conferir se você se encaixa no perfil da vaga.

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    2. Seu currículo descreve o que o torna único?

    Os recrutadores procuram por candidatos que possuam algo único para mostrar. Você foi o primeiro a construir o programa de parceria da sua empresa e dobrar a receita? Você criou um novo conceito construído a partir da sua liderança? Foi levado à uma organização para construir e desenvolver todo um processo de pesquisa de usuário ou um módulo de treinamento?

    Se um candidato incluir em seu currículo diversos itens que representem os valores da empresa e contemplem pontos centrais para a organização de maneira criativa, suas chances de ser contratado aumentam significativamente. Isso mostra que o candidato fez sua lição de casa, entendeu e se alinhou aos valores da empresa, está disposto a se arriscar e ainda é criativo.

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    3. Seu currículo demonstra sua excelência?

    Olhe para o seu currículo e veja se ele mostra que não importa o que tenha feito, você fez muito bem e é apaixonado pelo seu campo de trabalho. Isso significa que você vai além do seu papel atual e que está empenhado em se tornar alguém melhor.

    Certifique-se de que seu currículo contém elementos distintos, como ser alguém proativo, ou realce uma rápida sucessão de promoções.

    Seu futuro empregador quer que você esteja motivado a alcançar seus objetivos, a partir de seu próprio entusiasmo ou interesse, sem a necessidade de uma pressão externa. Seu currículo prova ao seu recrutador que você aplicou táticas criativas para melhorar os processos de trabalho? Você superou um objetivo ou uma meta? Evidencie projetos nos quais você trabalhou que demandaram muita iniciativa, como pesquisar em livros específicos, fazer aulas online, voltar a estudar ou investir no seu network.

    Um currículo forte, que responda a estas questões, vai ajudá-lo a se destacar na multidão. Certifique-se de que ele reflita sua cultura, evidencie sua excelência e o torne único. Essa é a chave para encarar e ser bem-sucedido em uma entrevista.

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1. Seu currículo mostra que você incorpora a cultura da organização?

Antes de apresentar seu currículo, pergunte se ele destaca os valores culturais da empresa. Startups ou empresas de tecnologia que cresceram rápido, por exemplo, frequentemente estão em busca de profissionais motivados e proativos. Quando os fundadores realmente querem impulsionar o crescimento de suas startups, eles não podem contratar funcionários que estão sempre esperando alguém dizer o que eles precisam fazer.

Em seu currículo, destaque como você se empenha para melhorar e crescer como pessoa. Mostrar seu desenvolvimento profissional e pessoal é muito importante. Os empregadores recrutam pessoas que se identificam com a cultura da empresa, então se eles enxergam, a partir do seu currículo, um adequação a ela, podem facilmente conferir se você se encaixa no perfil da vaga.

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