Airbus patenteia projeto de avião hipersônico que atingiria 4,5 vezes a velocidade do som

Protótipo viajaria de Nova York a Londres em apenas uma hora

Redação
Compartilhe esta publicação:
Divulgação

Divulgação

Acessibilidade


A Airbus registrou a patente para um avião hipersônico nos Estados Unidos no mês passado. Segundo o portal Business Insider, o jato é projetado para voar 4,5 vezes mais rápido que a velocidade do som. Isso significa que uma viagem de Nova York a Londres duraria apenas uma hora, três vezes mais do que o aposentado Concorde.

Três tipos diferentes de motores dariam uma potência ao avião que o leva a uma velocidade máxima de 4.800 km/h. No projeto, um par de turborreatores tiraria a nave do chão. Depois, ganharia um empurrãozinho extra de motores usados em foguetes que levariam-no a uma altura de 30.500 m.

Quando atingisse altura de voo, os motores de foguete seriam desligados e um par de motores a jato, chamados ramjets, montados nas asas colocariam o avião na velocidade de 4,5 mach (quantas vezes o corpo atingiu a velocidade do som).

Como grande parte das ideias patenteadas, há a possibilidade de o avião nunca sair do papel. No entanto, a tecnologia derivada deste projeto pode gerar outros resultados para a Airbus.

Compartilhe esta publicação: