Cientistas engarrafam cheiro de um cometa e o odor não é bom

Fragrância, desenvolvida por britânicos, promete reproduzir o aroma do corpo celeste

Blog da Redação
Compartilhe esta publicação:
Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Reprodução)

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Reprodução)

Acessibilidade


Cometas podem ser corpos celestes, mas seus cheiros são tudo menos divinos. Usando dados colhidos pela sonda Philae, utilizada durante a missão da sonda orbitadora Rosetta para explorar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, cientistas britânicos criaram um gás cujo cheiro é idêntico ao do cometa. Dificilmente alguém vai achar que a tal fragrância é agradável, sendo que o odor dos gases do cometa lembra o de ovos estragados, urina de gato e amêndoas amargas. Água de cheiro de Cometa não parece muito tentador agora, não é mesmo?

Jacob Aron, jornalista da “New Science”, teve a oportunidade de sentir o cheiro. “Eu quase sinto o cheiro como algo físico e real dentro do meu crânio”, disse à agência “Sky News” após experimentar a colônia. “Cheirar esse perfume foi levar um tapa na cara da fragrância. Surpreendentemente, ele não é tão ruim quanto a minha primeira impressão me levou a crer. De algum jeito algumas notas florais se sobressaem”, disse.

LEIA MAIS: 10 fatos sobre Júpiter

A lista de gases que inspiraram a fragrância inclui sulfeto de hidrogênio, amônia e cianeto de hidrogênio, mas dados que alguns desses são venenosos, os criadores não os usaram diretamente. O cheiro foi comissionado por Colin Snodgrass da Open University e criado por um time britânico de cientistas chamado de Aroma Company (Companhia do aroma, em tradução livre para o português).

Compartilhe esta publicação: