Criador do Star Wars abrirá museu de US$ 1 bi em Los Angeles

Blog da Redação

Museu de George Lucas tem previsão de inauguração em 2020 (Reprodução/FORBES)

Museu de George Lucas tem previsão de inauguração em 2020 (Reprodução/FORBES)

O criador da saga de filmes “Star Wars”, George Lucas, anunciou que vai construir um museu de US$ 1 bilhão, o Lucas Museum of Narrative Art, em Los Angeles. O prefeito da cidade afirmou que o projeto será “uma nova joia”, e organizadores de museus já estão planejando “um dos museus de arte mais imaginativos e inclusivos do mundo”. A abertura está prevista para o dia 4 de maio de 2020, data nomeada pelos fãs como “o dia de Star Wars”.

Os organizadores do projeto afirmaram que foi difícil escolher entre Los Angeles e San Francisco. “Cada local oferece atributos únicos e maravilhosos”, de acordo com a declaração do Conselho de Administração. Entretanto, segundo eles, Los Angeles “fornece um impacto maior do museu na comunidade”.

LEIA MAIS: 10 filmes de maior bilheteria em 2016

O museu estará no Exposition Park da cidade, lar de outros três grandes museus de Los Angeles (o California Science Center, o Natural History Museums of Los Angeles County e o California African-American Museum). A cidade também é lar do Los Angeles Memorial Coliseum, da Faculdade do Sul da Califórnia, onde George Lucas cursou cinema.

A coleção do museu provavelmente será com temas do “Star Wars”, e os organizadores pretendem criar um lugar onde “não existe divisões artificiais entre arte ‘sofisticada’ e arte ‘popular’”. A coleção vai se dar em três categorias básicas: arte narrativa, arte do cinema e arte digital, abrangendo do impressionismo francês até a fotografia do início do século XX, entre outros adereços e ilustrações dos filmes de George Lucas. Além de “Star Wars”, o diretor é conhecido como criador da série “Indiana Jones” e pela empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic.

LEIA TAMBÉM: MOMA de San Francisco tornou-se uma das joias da cidade

O museu terá uma área entre 24.620 e 25.550 metros quadrados e uma galeria de 9.300 metros quadrados. Em comparação com outros grandes museus ao redor do mundo, esse projeto poderá ser incluído entre os maiores estabelecimentos do ramo.

O prédio em si terá um exterior curvilíneo que parece flutuar em pilares parabólicos. O arquiteto e designer do projeto será Ma Yansong, da empresa MAD Architects, em Pequim. Seu mentor foi Zaha Hadid, e ele se tornou conhecido por realizar projetos de grandes e modernas construções na China, incluindo o Opera House, em Harbin.

E TAMBÉM: Museu de cera de Gramado abre filial em Boston, nos Estados Unidos

O museu estará localizado em um terreno com muita área verde de aproximadamente 2,4 a 2,8 hectares. Embora o projeto esteja situado perto da linha do metrô, também há planos de estabelecer um estacionamento subterrâneo para 1.800 carros.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, afirma que “milhões de pessoas e visitantes vão aproveitar uma coleção extraordinária de storytelling – uma arte que traz tanto significado na história e no legado de Los Angeles”.