16 coisas para fazer você mais feliz no trabalho

Usar a inteligência emocional é um passo importante para chegar ao objetivo

Travis Bradberry
Compartilhe esta publicação:

Sejamos sinceros: felicidade e trabalho são duas coisas que não costumam andar de mãos dadas. Um estudo publicado em 2013 pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião, descobriu que apenas 13% dos 180 milhões de entrevistados se consideram felizes no trabalho.

Acessibilidade


Este dado é ruim para todo mundo: funcionários, chefes, empresas e clientes. Aqueles que se consideram felizes são 36% mais motivados, seis vezes mais eficientes e duas vezes mais produtivos que seus colegas infelizes.

Na hora de fazer a si mesmo feliz, é preciso aprender o que realmente funciona para você. Com isso, tudo tende a se ajeitar. Veja na galeria de fotos 16 atitudes cotidianas que podem lhe deixar mais feliz no trabalho:

  • Lembre-se de que você é o encarregado de sua própria felicidade

    Você tem duas escolhas no seu emprego sem futuro: procurar por um novo ou fazer o melhor neste no qual está no momento. De qualquer forma, sua felicidade depende de você e de mais ninguém. Lembre-se disso sempre que se sentir preso.

  • Não lute contra coisas que você pode controlar

    É importante saber como os problemas econômicos da Grécia podem afetar os mercados dos Estados Unidos, mas há uma grande diferença entre entender essas forças superiores e preocupar-se com elas. Pessoas felizes estão prontas e informadas, mas elas não se permitem ficarem preocupadas com coisas além de sua remuneração.

  • Não se compare aos outros

    Quando seu senso de satisfação vem da comparação entre você e outros, você não é mais o mestre de sua própria felicidade. Quando você se sente bem sobre algo que fez, não permita que a opinião ou as realizações dos outros tirem os bons sentimentos de você. Quando for impossível desligar-se das suas reações sobre o que os outros pensam de você, não se compare e não leve a opinião das pessoas muito a sério. Dessa forma, não importa o que as pessoas pensam ou fazem, sua autovalorização vem de dentro.

  • Recompense-se

    Trabalhar duro é importante, mas nunca permitir a si mesmo um intervalo é prejudicial à sua felicidade. Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que pequenas recompensas fazem as pessoas mais generosas, amigáveis e felizes, mais produtivas e precisas em seus trabalhos. Recompensas ativam a via de prazer no cérebro, até mesmo for auto induzido. Recompensas efetivas podem ser pequenas coisas como dar uma volta no hall ou comer um lanchinho.

  • Anúncio publicitário
  • Pratique exercícios durante a semana de trabalho

    Mover seu corpo por pelo menos 10 minutos libera um neurotransmissor chamado GABA que limita a impulsividade. Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostrou que as pessoas que se exercitam em dias de trabalho relataram melhorias na admistração do tempo, no humor e no desempenho.

  • Não julgue ou faça fofocas

    Julgar pessoas e falar mal delas não faz bem. Parece legal enquanto você está fazendo, mas depois você se sente culpado. Quando você se sente tentado a falar de alguém de uma maneira negativa, apenas se questione se você gostaria de ouvir outra pessoa dizendo o mesmo de você.

  • Escolha suas batalhas sabiamente

    Pessoas com inteligência emocional sabem o quão importante é batalhar todos os dias. Em conflito, emoções descontroladas fazem você ficar inflexível e focar-se em coisas que podem prejudicar seu desempenho e fazer você infeliz. Com a capacidade de ler e responder às suas emoções, você se torna capaz de escolher suas batalhas de forma sábia.

  • Seja verdadeiro consigo mesmo

    Cruzando os limites da moral em nome do sucesso é certamente um caminho para a infelicidade. Violando seus valores pessoais, isso pode criar o sentimento de culpa, insatisfação e desmotivação. Saiba quando defender seu território e divergir quando alguém manda fazer algo que você não deve. Quando sentir-se confuso, tire um tempo para reavaliar seus valores.

  • Arrume a bagunça

    Dê uma boa olhada no seu local de trabalho. Você deve criar um ambiente calmo e edificante. Talvez seja com uma foto da sua família, uma planta ou um prêmio do qual você se orgulha de ter ganhado. Livre-se do lixo e da bagunça que não tem nenhum significado e não contribuem positivamente para seu estado mental.

  • Dê uma mãozinha a alguém

    Dedicar algum tempo a ajudar seus colegas não apenas os faz feliz, mas também lhe faz feliz. Ajudar outras pessoas provoca uma onda de oxitocina, serotonina e dopamina, neurotransmissores que provocam bons sentimentos. Num estudo da universidade norte-americana de Harvard, empregados que ajudaram outros se tornaram 10 vezes mais propensos a estarem focados no trabalho e mais 40% mais propensos a ganhar uma promoção.

  • Deixe suas forças fluírem

    Um estudo sobre alta performance da Universidade de Chicago descobriu que pessoas que estão aptas a alcançar intenso estado de foco, chamado “fluído”, obtiveram enormes benefícios. O fluído é um estado da mente no qual é possível encontra-se totalmente concentrado em um projeto ou tarefa e perde-se a consciência da passagem do tempo.

    Os resultados não são apenas felicidade e produtividade, mas também o desenvolvimento de novas habilidades através de um alto estado de aprendizado. A chave para encontrar o fluído está na organização de suas tarefas de modo que você tenha as metas claras e prontas para serem cumpridas.

  • Sorria e ria mais

    Um estudo da Universidade de Mannhein, na Alemanha, demonstrou que nós podemos manipular nossas emoções apenas por mudar a expressão facial. Assim como mostra o estudo, não importa se você está sorrindo genuinamente, pois sua expressão facial consegue preceder o sentimento. Se você está num momento negativo no trabalho, acalme-se e sorria, ou então assista a um vídeo engraçado do YouTube. Essa melhora no humor pode mudar seu dia.

  • Fique longe de pessoas negativas

    Pessoas negativas e que reclamam muito são ruins de se ter por perto porque elas focam-se nos seus problemas e não conseguem procurar soluções. Elas querem que as pessoas tenham piedade delas para sentirem-se melhores consigo mesmas. Você pode evitar ser sugado por elas apenas ao impor limites e distanciar-se delas quando necessário.

  • Ria de si mesmo

    Quando você se leva muito a sério no trabalho, sua felicidade e desempenho podem sofrer consequências. Não tenha medo de mostrar um pouco de vulnerabilidade. Algo como rir um pouco de si mesmo atrai as pessoas a você porque isso mostra humildade. Pessoas felizes balanceiam sua autoconfiança com um bom senso de humor.

  • Seja grato

    É fácil pensar em coisas que poderiam ter acontecido de outra forma ou não aconteceram da forma planejada. Uma boa maneira de não ser negativo é olhar para trás e perceber pelo que você é grato. Refletir sobre o que é bom na sua vida melhora seu humor, pois isso reduz seu hormônio do stress, o cortisol, em 23%.

  • Acredite que o melhor ainda está por vir

    Não apenas diga para si mesmo que o melhor ainda está por vir, acredite! Ter um olhar positivo e otimista para o futuro não apenas te fará mais feliz, mas também vai melhorar seu desempenho ao aumentar seu senso de auto eficácia. A mente tende a aumentar o prazer pelo passado do que pelo presente. Esse fenômeno pode fazer você perder a fé no poder do futuro. Não se engane. Acredite no que o futuro pode lhe proporcionar.

Lembre-se de que você é o encarregado de sua própria felicidade

Você tem duas escolhas no seu emprego sem futuro: procurar por um novo ou fazer o melhor neste no qual está no momento. De qualquer forma, sua felicidade depende de você e de mais ninguém. Lembre-se disso sempre que se sentir preso.

Compartilhe esta publicação: