Como ser indispensável no trabalho

Esforçar-se além do mínimo é apenas o primeiro passo

Redação
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Em tempos de aumento das demissões e substituições de funcionários nas empresas, é cada vez mais importante mostrar-se indispensável no trabalho. Acha difícil? Pois é mais fácil do que parece.

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Esforçar-se além do mínimo, melhorar suas habilidades de comunicação, estar atualizado e dominar habilidades que não são pré-requisitos para a sua função são atitudes de funcionários que se destacam. Durante uma eventual onda de demissões, são esses que ficam.

Veja na galeria de fotos 17 dicas para tornar-se indispensável no trabalho:

  • Faça as tarefas importantes, não as fáceis

    A maioria dos funcionários encontra tarefas apenas para ficar ocupados, passar o tempo e mostrar ao chefe que estão trabalhando. De acordo com Amy Hoover, presidente do Talent Zoo, um website de empregos e recrutamentos focado na área de comunicação, “para se tornar indispensável, vá mais fundo e pense sobre o trabalho que realmente importa para a empresa e para seu sucesso. Priorize esses projetos.”

  • Monopolize alguma habilidade

    Descubra alguma tarefa que precisa ser concluída pela empresa e certifique-se que é a única pessoa capaz de realizá-la. Segundo Stever Robbins, o coach de carreiras, “a chance surge quando alguém que já tem alguma habilidade particular sai da empresa, e você tem o papel de substituí-lo.” Surge também quando uma nova iniciativa que necessite de habilidades que a companhia nunca teve antes é criada.

  • Esteja disposto a se esforçar além do mínimo

    Isso não significa que você deva fazer de tudo para agradar a seu chefe, mas, se você tem tempo disponível e usa-o para oferecer um pouco mais do que é esperado, pode alcançar mais sucesso, explica Amy. “Supervisores precisam de ajuda e suporte para fazer um bom trabalho, e ter um membro de confiança em sua equipe é de grande impacto.”
    Para o especialista Andy Teach, “a maioria dos empregados apenas executa suas tarefas, mas, se você é um dos poucos que tem novas ideias e assume novas responsabilidades que não te foram impostas, isso ajudará a te tornar indispensável.” Oferecer-se para ajudar em projetos em que os outros empregados não querem trabalhar vai, também, consolidar sua posição como um funcionário essencial.

  • Lembre-se de que seu trabalho é facilitar o trabalho do seu supervisor

    Ao se tornar o braço direito de seu supervisor, você aumentará a confiança entre vocês, explica Teach. Se você se concentra em pensar em formas de ajudar seu chefe e facilitar seu trabalho, ele certamente passará a contar com você cada vez mais.

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  • Domine uma linguagem que não é necessária para o seu trabalho

    Pode ser fluência em mandarim, HTML e web coding ou uma forma especial de acalmar clientes insatisfeitos: ser capaz de comunicar-se de outra maneira é muito valioso. “Nunca se sabe quando a empresa irá precisar dialogar com um cliente estrangeiro ou atualizar seu website rapidamente, mas pode ser muito tranquilizante para supervisores saber que há alguém em sua equipe que poderia lidar com essas emergências”, diz Rita Friedman, escritora e coach de carreiras.

  • Seja produtivo, mas não tenha pressa

    “A maioria dos funcionários pensa que ter sucesso e ser produtivo consistem em trabalhar o máximo na menor quantidade de tempo possível”, diz Amy. “Isso nem sempre se aplica.” Leve o tempo necessário para prestar atenção e realizar o trabalho corretamente. Ao fazer isso, é possível pensar em maneiras mais eficientes de realizar o trabalho e, assim, tornar-se mais indispensável para seu chefe e a empresa.

  • Monopolize um relacionamento importante

    Se você é a única pessoa de confiança do principal cliente, você será essencial para a empresa, explica Robbins. “Encontre relacionamentos cruciais pra a sobrevivência da empresa e torne-se a única pessoa da equipe a manter essa relação. Construa isso com o tempo.”

  • Pense diferente

    Quando todo mundo tem a mesma opinião, é difícil encontrar novas formas de pensamento, afirma Marsha Egan, coach de líderança. “Ao esforçar-se para apresentar novas formas de pensar que possam beneficiar a empresa, você se destaca.”

  • Trabalhe em equipe

    Para ser indispensável, não basta apenas provar suas habilidades ao supervisor, mas também a seus colegas de trabalho, explica Teach. “Se as outras pessoas da equipe sempre escolhem você para liderá-los, para ser a principal pessoa em projetos, mesmo que você não seja um de seus supervisores, seu trabalho passa a ser mais reconhecido. Ofereça-se para ajudar seus colegas quando eles enfrentam algum problema.

  • Agregue valor a todas as operações

    Marsha diz que, ao realizar um trabalho, é preciso sempre se perguntar: eu dei um passo adiante? Meu trabalho realmente agregou valor ao resultado final da empresa?

  • Seja comprometido

    “Isso soa óbvio e talvez soe fácil, mas o que frequentemente faz com que funcionários indispensáveis mantenham-se distantes das substituições nas empresas é a ética profissional e o comprometimento com a qualidade”, afirma Rita. “Se você é o melhor no que você faz, você tende menos a ser substituído.”

  • Esteja atualizado em tecnologias e tendências

    Tecnologias e tendências estão em mudança constante, então, se você se esforça em aprender novas tecnologias e manter-se a par das novas tendências, você continua sendo indispensável para a empesa, diz Teach. “Você se tornará a pessoa disponível para lidar com esses assuntos, o que torna seu conhecimentos e habilidades ainda mais valiosos quando comparados àqueles que se estão desatualizados.”

  • Tenha uma atitude positiva

    “Mais uma vez, isso pode parecer óbvio, mas é muito comum encontrar pessoas que estão insatisfeitas em qualquer trabalho e muito mais difícil encontrar pessoas que tentam tornar o escritório um ambiente agradável”, afirma Rita. “Todos gostam de trabalhar com pessoas que aparentam estar felizes por estar ali, e se a companhia tiver que escolher entre dois funcionários igualmente bons em seus trabalhos, um supervisor tende a demitir o que está constantemente insatisfeito”.

  • Melhore suas habilidades de comunicação oral e escrita constantemente

    Muitas pessoas não gostam de falar em público, mas, para aqueles que gostam, isso pode trazer grandes oportunidades, diz Teach. É difícil, também, encontrar funcionários com excelente habilidade de escrita, especialmente num mundo de mensagens de texto e Twitter – portanto, se você é um grande escritor, certamente terá vantagens.

  • Tente sempre oferecer soluções

    Sabe aquela coisa sobre a qual todos na empresa vivem reclamando? Pode ser uma plataforma de e-commerce de difícil acesso, um estoque desorganizado, um sistema operacional com falhas incomuns. Seja o que for, em vez de lamentar, encontre uma maneira de solucionar um problema (ou, pelo menos, uma maneira de lidar com isso), sugere Rita. “Nem sempre é preciso dominar uma habilidade difícil como criar tabelas complicadas no Excel. Se você é a pessoa capaz de fazer a impressora parar de engolir papel, você pode se tornar útil.”

  • Seja confiável

    Essa é uma qualidade que empregadores valorizam muito atualmente, devido a constantes quebras de confiança, afirma Marsha.

  • Tenha em mente que ninguém é totalmente indispensável

    Se você sair, desde que a empresa seja minimamente funcional, ela irá encontrar uma maneira de sobreviver sem o seu trabalho, diz Robbins. “As dicas apresentadas, no entanto, aumentarão suas chances de ser percebido como indispensável, que é o que realmente importa.”

Faça as tarefas importantes, não as fáceis

A maioria dos funcionários encontra tarefas apenas para ficar ocupados, passar o tempo e mostrar ao chefe que estão trabalhando. De acordo com Amy Hoover, presidente do Talent Zoo, um website de empregos e recrutamentos focado na área de comunicação, “para se tornar indispensável, vá mais fundo e pense sobre o trabalho que realmente importa para a empresa e para seu sucesso. Priorize esses projetos.”

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