12 maneiras de amenizar o estresse do dia a dia

Passar um tempo com a família e reservar horários para o lazer são estratégias que ajudam a manter o equilíbrio

Redação
Compartilhe esta publicação:

Ainda que existam sintomas clínicos de que uma pessoa é viciada em trabalhar, essa condição como doença é relativamente rara. O que acontece, geralmente, é o excesso de tarefas, somadas a uma vida corrida e sem muito tempo para o lazer, que acarretam em estresse, dores de cabeça e outros sintomas físicos.

Acessibilidade


VEJA MAIS: 5 benefícios que a meditação pode trazer para a sua carreira

A falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida fora do escritório é seriamente prejudicial à saúde. Não ter horários, não saber separar o profissional do pessoal e levar trabalho para casa são atitudes que acabam com o físico e o bem-estar de qualquer um.

Para conseguir controlar a rotina é preciso calma e muito planejamento. Não adianta trabalhar como um louco, só para cair doente no dia seguinte e não aproveitar nada do esforço feito. Veja na galeria de fotos algumas dicas que podem ajudar a equilibrar a vida profissional:

  • Agende um tempo para relaxar

    Assim como você marca na sua agenda todos os compromissos do escritório, comece a reservar um tempo para as atividades de lazer. Marque na agenda o horário da academia, o horário para ver televisão, o horário para ler um livro. Isso pode parecer controlador, mas, a partir do momento em que você cumprir cotidianamente todas as tarefas da lista, relaxar se tornará algo natural, e não cheio de culpa.

  • Abra mão daquilo que suga a sua energia

    Atividades que exijam muito, tanto física quanto mentalmente, não valem a pena, nunca. Por mais que a perspectiva futura seja boa, se o agora é torturante, é provável que a recompensa seja manchada pelo esforço que você precisou fazer. Por exemplo: sair com o chefe para um happy hour, mesmo que você esteja muito cansado e só queira ir para casa. O pensamento é querer se aproximar do pessoal do escritório, mas o seu cansaço na hora e no dia seguinte podem, na verdade, trazer consequências negativas para a sua imagem.

  • Exercite-se

    Fazer exercício físico é o mínimo para manter a saúde em dia. Guarde um tempo considerável para isso, não apenas alguns minutos, e faça disso uma atividade inadiável. Além de relaxar a sua mente da confusão do dia a dia, você está ajudando a sua saúde a se manter firme e forte.

  • Seja flexível quando o assunto é você

    Mesmo que você reserve 15 minutos para bater papo com seu amigo, esse tempo pode não ser suficiente para colocar toda a conversa em dia. E não há nada de errado em estendê-la por mais uma ou duas horas, desde que você esteja confortável com isso. O mesmo vale para um livro, série ou qualquer atividade de lazer que você goste de fazer. Se é prazeroso, não há motivo para estender e se sentir culpado.

  • Anúncio publicitário
  • Aproveite os finais de semana e as férias

    Não trabalhe nos períodos de folga. Mesmo que o seu escritório esteja pegando fogo, é o seu tempo de descanso. Se você interrompê-lo todas as vezes que um problema surgir, passará a vida emendando trabalho com trabalho. Relaxar a mente é fugir um pouco da realidade.

  • Limpe a sua casa

    Agende um tempo para limpar a sua casa e faça disso um compromisso sagrado. Deixar roupas, louça e poeira acumularem faz com que o ambiente da sua casa, que deveria ser acolhedor, se torne desagradável à medida em que a semana passa. Limpar o seu ambiente de descanso é uma maneira de garantir o seu conforto.

  • Faça com que suas obrigações sejam divertidas

    Se você precisa cozinhar para alguém da sua casa, escolha uma receita de algo que você gosta. Para chegar no escritório, use uma bicicleta e aproveita para fazer um pouco de exercício. Se o trajeto até a sua casa é longo, use esse tempo para ler um livro ou escutar as músicas que você gosta.

  • Passe um tempo com a sua família

    Uma das partes mais difíceis de trabalhar muito é passar tantas horas longe da família. Noites trabalhando, finais de semana ocupados e feriados de plantão estragam qualquer plano de passar um tempo com aqueles que você ama. É preciso, nesse caso, sempre ponderar se vale a pena ou não deixá-los sozinhos e essa decisão nunca será fácil.

  • Faça escolhas que agradem somente a você

    Tenha atitude e faça escolhas por conta própria. Não deixe os outros controlarem a sua vida nem a expectativa de uma promoção, aumento ou outros benefícios consumirem a sua qualidade de vida. Faça escolhas que beneficiem a sua saúde e peite suas consequências.

  • Analise a sua rotina

    Classifique diariamente aquilo que você faz para decidir as atividades que fazem bem e as que fazem mal. Analise o seu trabalho e as suas companhias para saber as que valem a pena serem mantidas.

  • Livre-se de distrações inúteis

    Distrações como televisão ligada, muitos aplicativos no celular ou conversas paralelas podem estressar e distrair das tarefas principais e até mesmo das que servem para relaxar. Torne todos os seus ambientes confortáveis para a sua concentração.

  • Tenha pessoas para ajudar

    Seja no trabalho ou dentro de casa, encontre aliados que ajudem a tirar a carga total de atividades do seu ombro. Amigos, colegas e família são o melhor remédio contra o estresse.

Agende um tempo para relaxar

Assim como você marca na sua agenda todos os compromissos do escritório, comece a reservar um tempo para as atividades de lazer. Marque na agenda o horário da academia, o horário para ver televisão, o horário para ler um livro. Isso pode parecer controlador, mas, a partir do momento em que você cumprir cotidianamente todas as tarefas da lista, relaxar se tornará algo natural, e não cheio de culpa.

Compartilhe esta publicação: