10 dicas para se exercitar dentro do escritório

Alguns cuidados são fundamentais para evitar os males do sedentarismo

Natalia Aarao
Compartilhe esta publicação:

A vida moderna pede cada vez mais horas dedicadas ao trabalho, o que muitas vezes tira o tempo disponível para frequentar a academia. Mas nem o cansaço, nem a agenda cheia devem ser desculpas para não cuidar da saúde. A boa notícia é que é possível se exercitar até mesmo dentro do escritório. Basta um pouco de criatividade e disposição.

Acessibilidade


LEIA MAIS: 7 hábitos no trabalho que podem causar um infarto

Veja na galeria de fotos 10 dicas para se exercitar durante o trabalho:

  • 1- Trabalhe o quadríceps

    Sentado na cadeira, contraia e estenda as pernas, tirando os pés do chão. Faça o movimento de levantar e abaixar as pernas contraídas, sem deixar os pés encostarem no chão, o máximo de vezes que conseguir.

  • 2- Trabalhe as panturrilhas

    Quando estiver de pé, tire os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés, e faça o movimento de levantar e abaixar várias vezes.

  • 3- Trabalhe o abdome

    Enquanto digita um relatório, por exemplo, aproveite para contrair o abdome, mantendo suas costas retas e seus joelhos em um patamar acima da cadeira.

  • 4- Faça um exercício aeróbico

    Esqueça os elevadores! Comece a subir e descer escadas sempre que puder.

  • Anúncio publicitário
  • 5- Trabalhe os glúteos

    Sentado na cadeira, aproveite para contrair os músculos do glúteo com toda a sua força. Alterne contrações rápidas e demoradas.

  • 6-Trabalhe músculos adutores

    Coloque algum objeto no meio das suas pernas e o pressione para dentro.

  • 7- Evite ter tendinite

    Faça movimentos circulares com os pulsos, tornozelos e ombros no sentido horário e anti-horário a cada uma hora.

  • 8- Trabalhe os músculos abdutores e glúteos

    Enquanto estiver sentado, abra um pouco as pernas, coloque suas mãos na parte externa das mesmas e exerça uma força como se quisesse fechar as pernas. Ao mesmo tempo, faça força nas pernas para mantê-las abertas.

  • 9- Trabalhe os músculos dos braços

    Coloque uma mão com a palma para cima, por baixo da outra mão, virada para baixo. Os seus braços devem formar uma linha reta, de um cotovelo ao outro. Entrelacem os dedos. Agora, tente afastar os braços com a maior força possível, mas sempre sem libertar os dedos. Descanse e repita.

  • 10- Alongue a coluna

    Estique os dois braços na vertical, com os dedos entrelaçados, e os encoste na sua cabeça, ligeiramente atrás das orelhas. Aguente nessa posição durante 30 segundos.

1- Trabalhe o quadríceps

Sentado na cadeira, contraia e estenda as pernas, tirando os pés do chão. Faça o movimento de levantar e abaixar as pernas contraídas, sem deixar os pés encostarem no chão, o máximo de vezes que conseguir.

Natalia Aarao é médica pós graduada pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atua na área da clínica médica, da cardiologia e da Tomografia e Ressonância Cardíacas, sendo membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American College of Cardiology. Trabalhou como assistente do Prof. Dr. Roberto Kalil filho e, atualmente, faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

Compartilhe esta publicação: