Como dizer “não” ao seu chefe quando ele pede para você trabalhar no final de semana

Redação

Imagine que é setxa-feira à tarde e seu chefe chega na sua mesa e pede para você trabalhar no final de semana para terminar um projeto de um colega. E para para piorar, o prazo final é na segunda-feira. Pior ainda: estamos falando do final do ano.

LEIA MAIS: 10 sinais de que você é mais inteligente que o seu chefe

Pode parecer que, se você não responder “sim, chefe”, vai assassinar sua participação na empresa. No entanto, caso seu emprego não tenha sofrido uma mudança formal no cronograma ou que isso realmente não seja uma enorme emergência na qual todos precisam realmente trabalhar no final de semana, você deve negar o pedido do seu chefe.

A grande questão é como fazer isso sem criar problemas. Veja na galeria de fotos cinco passos para conseguir dizer “não” para o seu chefe quando ele pede para você trabalhar no final de semana:

  • Tente amenizar a ansiedade do seu chefe

    Não diga “não se preocupe”, pois isso só vai servir para aumentar esse sentimento. Dizer isso é um sinal de que você não entende o seu pensamento sobre o prazo do projeto, e isso só piora a situação. No lugar disso, diga algo como “eu entendo, mas o prazo de segunda-feira é muito crítico”.

  • Deixe mais claro onde esse prazo se encaixa entre suas prioridades

    Você pode dizer “em relação às minhas outras tarefas, essa é a mais essencial na minha lista?”. Há chefes que não querem controlar sua ansiedade e isso pode levar à agitação. Consequentemente, eles não param para analisar cuidadosamente o processo mais eficaz para concluir o projeto ou para analisar se você é realmente essencial para essa tarefa. Portanto, você deve gentilmente ajudá-lo a pensar sobre a relevância do projeto e a rankear as prioridades para conseguir atingir esse objetivo.

  • Forneça um plano para colaborar com o projeto

    Talvez seja positivo você falar “eu posso rearranjar meu cronograma para segunda de manhã, e eu terei os outros dois funcionários chegando cedo, e nós poderemos completar as tarefas antes do prazo”.

  • Tente alternativas para entregar no prazo (sem sacrificar a folga)

    Se isso tudo não for suficiente para amenizar sua ansiedade, você pode ir além. Pergunte à ele todas as informações relevantes sobre onde exatamente o projeto está e ofereça uma estratégia para completar as tarefas e entregar o projeto no prazo.

  • Atualize-o

    Se isso ainda nao for o necessário para convencê-lo, ofereça uma atualização sobre os seus avanços no projeto a cada 30 minutos ou a cada hora, para que ele possa ficar mais tranquilizado com a questão.

Tente amenizar a ansiedade do seu chefe

Não diga “não se preocupe”, pois isso só vai servir para aumentar esse sentimento. Dizer isso é um sinal de que você não entende o seu pensamento sobre o prazo do projeto, e isso só piora a situação. No lugar disso, diga algo como “eu entendo, mas o prazo de segunda-feira é muito crítico”.