5 pequenas mentiras que podem ser contadas no trabalho

Inverdades sobre emoções e pequenos erros podem até ser saudáveis nesses ambientes

Redação
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Em algumas situações é necessário falar uma pequena mentira para melhorar algum quadro complicado. Às vezes seus amigos fazem uma pergunta delicada e, como você não quer magoar ninguém, acaba dando alguma desculpa para não precisar falar a verdade.

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Ou seja, pequenas mentiras desse tipo servem para não magoar o sentimento alheio desnecessariamente. Muitas vezes essas pequenas inverdades ou desculpas são ditas no trabalho, e há muitas situações em que elas são positivas para esse ambiente.

Veja na galeria de fotos 5 pequenas mentiras que você pode contar no seu ambiente de trabalho:

  • Mentiras sobre desempenho dos colegas

    Quando alguém pede para você fazer algumas críticas honestas sobre uma apresentação em uma reunião ou atividade em que a pessoa é inexperiente, demonstre seu orgulho pelo que ela fez, em vez de falar que a performance foi péssima. Não diga coisas extremamente negativas, mesmo que o desempenho dela não tenha sido bom.

  • Mentiras sobre erros dos colegas

    Quando seu gestor está frustrado e pede para que você converse e culpe um colega de trabalho, não faça isso, mesmo se ele for o responsável pelo problema. Não acuse ou afronte as pessoas porque elas erraram, e principalmente não faça isso caso seja um pedido desagradável do seu chefe.

  • Mentiras sobre ajuda aos colegas

    Às vezes pode ocorrer de você ajudar em excesso o projeto de um colega e, no final, é nítido que você fez todo o trabalho. Nessas situações, caso o seu chefe pergunte se foi você quem realizou todos os processos, negue e afirme que seu colega aprendeu rápido o serviço que você ensinou.

  • Mentiras sobre críticas ao trabalho de outras pessoas

    Quando seu colega de trabalho, cliente ou vendedor pergunta se você quer participar da elaboração de um memorando, folheto ou algum produto parecido, e o material final está péssimo, não fale para ele. Poucas pessoas sabem lidar com feedbacks muito negativos. No lugar disso, dê algumas dicas gentis e construtivas sobre como ele pode melhorar o material.

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  • Mentiras para não afetar o emocional de outras pessoas

    Quando seu colega de trabalho confessar seus medos e preocupações para você, seja gentil. Mesmo quando alguém fizer perguntas que pareçam óbvias, tente dar uma resposta sutil e educada. Quando as pessoas pedem ajuda e conselhos, o estado emocional delas provavelmente está mais sensível, portanto tente ser amigável e acalmá-las quando possível.

Mentiras sobre desempenho dos colegas

Quando alguém pede para você fazer algumas críticas honestas sobre uma apresentação em uma reunião ou atividade em que a pessoa é inexperiente, demonstre seu orgulho pelo que ela fez, em vez de falar que a performance foi péssima. Não diga coisas extremamente negativas, mesmo que o desempenho dela não tenha sido bom.

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