12 maneiras de engajar o público com lives

Especialistas dão dicas de como utilizar a ferramenta para aumentar a audiência

Redação
Compartilhe esta publicação:

Os vídeos ao vivo ganharam popularidade rapidamente entre as marcas e os usuários das redes sociais. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse recentemente que a companhia possui um estratégia de “video-first” que fez com que as pessoas assistissem, no último ano, oito bilhões de vídeos por dia.

Acessibilidade


À medida que o recurso cresce, várias questões surgem sobre como tirar melhor proveito em ações de marketing ou conscientização.

LEIA MAIS: 6 dicas de negócios após um ano de trabalho com Mark Cuban, do Shark Tank

Veja na galeria 12 dicas para engajar os usuários com os vídeos ao vivo:

  • 1. Ofereça conteúdo exclusivo
    Os vídeos ao vivo vão saturar as redes sociais antes de nos darmos conta. O Facebook já adicionou uma nova página dedicada ao live em apps para celular. Para se destacar, é importante oferecer conteúdo exclusivo, que só possa ser acessado por meio deste recurso. Dê às pessoas uma razão para assistir.

  • 2. Conte uma história
    O recurso é ótimo para impulsionar uma campanha publicitária e contar uma história. Quando feitos corretamente, esses vídeos podem prender a audiência e, uma vez publicados com regularidade, resultam em comunidades mais ativas. Vídeos devem ser planejados com antecedência com um objetivo específico em mente.

  • 3. Permaneça fiel a sua marca
    Se os seus clientes querem se sentir exclusivos, ofereça conteúdo exclusivo. Se eles querem respostas, ofereça uma sessão de bate-papo. Mantenha-se fiel a sua marca e foque no que chama a atenção dos seus consumidores. Seus broadcasts vão, gradualmente, melhorar e seu engajamento também. Não tente imitar uma estratégia vencedora às cegas, pois você pode arriscar sua autenticidade.

  • 4. Foque no timing, talento e tópicos
    Cubra os três Ts para obter streams ao vivo de sucesso. Escolha a hora ideal, ou seja, quando o público está mais ativo. Além disso, pessoas gostam de assistir outras pessoas, então coloque na frente do vídeo alguém divertido, capaz de entreter seu público. Por fim, ninguém quer escutar conversas à toa, então faça um mini roteiro.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Compartilhe notícias de última hora
    Dê aos consumidores a oportunidade de conhecer um pouco dos bastidores da sua rotina. Mostrar algo que, até então, eles não poderiam saber aumenta as visualizações e interações. Qualquer tipo de notícia de última hora é melhor ser compartilhada ao vivo. Melhor ainda se você for o primeiro a divulgar a informação.

  • 6. Ofereça opções de Live Chat e brindes exclusivos
    Para tornar seu vídeo imperdível, informe que seus seguidores poderão fazer perguntas e obter respostas em tempo real. Isso permite que eles sintam uma conexão mais profunda com a marca e continuem fiéis a ela. Outra opção é oferecer brindes em troca de engajamento e participação.

  • 7. Mostre personalidades e histórias de liderança
    Os vídeos ao vivo funcionam muito bem para transmitir eventos, além de dar uma amostra do backstage e do pessoal que compõe a empresa. Marcas podem mostrar, por exemplo, os seus líderes fazendo algum esporte, trabalho voluntário ou apenas em suas horas de folga com a família. Isso fortalece a relação com o consumidor.

  • 8. Aposte no sentimento de exclusividade
    Assim como o Snapchat ou o extinto Vine, os vídeos ao vivo aumentam a sensação de exclusividade. Mesmo com a opção de salvar ou fazer upload, quando o conteúdo está sendo transmitido em real time há a possibilidade de comentar, esboçar uma reação, enfim, se envolver. É importante para as marcas construírem uma história autêntica, que mostre o motivo de sua existência.

  • 9. Faça com que a estrela seja a audiência
    Os recentes vídeos “O Ano em Resumo” de 2016 do Facebook são um caso de estudo de como utilizar conteúdo já existente para criar uma marca duradoura. Embora os vídeos tenham sido feitos com imagens, a lição é a mesma: coloque seu público-alvo como a grande estrela em promoções que sirvam ao seu interesse em primeiro lugar – e certamente eles aparecerão em ações futuras.

  • 10. Seja verdadeiro
    Todo mundo quer produzir conteúdo de qualidade para sua marca, produto ou serviço, mas os consumidores querem se sentir conectados com o negócio. Mostre a eles o processo, assim como a utilização do produto e dos serviços que sua marca oferece.

  • 11. Crie conteúdo relevante
    Vídeos ao vivo estão crescendo de uma maneira alarmante e, logo mais, os internautas vão perder o interesse caso o conteúdo não seja relevante. As marcas precisam descobrir o que faz sentido para os clientes e, em seguida, alinhar essa mensagem com conteúdo exclusivo. Dê algo especial aos seus clientes e eles prestarão atenção em você.

1. Ofereça conteúdo exclusivo
Os vídeos ao vivo vão saturar as redes sociais antes de nos darmos conta. O Facebook já adicionou uma nova página dedicada ao live em apps para celular. Para se destacar, é importante oferecer conteúdo exclusivo, que só possa ser acessado por meio deste recurso. Dê às pessoas uma razão para assistir.

Compartilhe esta publicação: