10 ideias incríveis para ter um jardim secreto

Dicas ajudam a construir um ambiente aconchegante e confortável

Redação
Compartilhe esta publicação:

Em tempos turbulentos, o que poderia ser mais relaxante do que montar um lugar isolado no seu jardim para você descansar sozinho ou com alguém que você goste? Para isso, há algumas ideias muito interessantes, capazes de garantir exclusividade e muito conforto.

Acessibilidade


LEIA MAIS: Decoração: como deixar a área externa da casa luxuosa

Veja na galeria de fotos 10 ideias para ter um jardim secreto:

  • 1. Faça um pergolado com trepadeiras

    O lugar de descanso e entretenimento na área externa da casa é, normalmente, onde mais queremos ficar sozinhos. Quando as plantas crescerem sobre essa estrutura que cobre a mesa, seus convidados não vão apenas estar em um ambiente com muita privacidade, eles também estarão protegidos do sol e da chuva.

  • 2. Construa um teto

    Um pergolado com um teto sólido no lugar de plantas vai oferecer um cômodo extra para a sua casa. Basta adicionar luzes e um aquecedor externo. Em seguida, coloque as trepadeiras para dar um charme adicional aos pilares.

  • 3. Plante árvores finas, com muita folhagem

    Para evitar ser incomodado enquanto estiver em seu jardim, que tal esta ideia? Sem ocupar muito espaço, essas lindas bétulas-brancas, por exemplo, não crescem muito, e criam um local aconchegante para a mesa. Árvores de tronco único e várias outras espécies podem ser podadas para crescer neste formato.

  • 4. Crie passagens secretas

    Passagens secretas feitas com árvores e folhas não são apenas para espaços de refeição, como a foto ilustra. Dependendo do tamanho do seu jardim e da espessura da folhagem das suas plantas, essa ideia tem potencial de promover um senso de isolamento. Apesar deste jardim ser grande, a ideia de criar zonas separadas e passagens secretas é um truque que muitos designers usam para ampliar o senso de espaço.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Mesa de jantar em um canto

    Essa área de refeições situada no canto da parede de um jardim londrino é estrategicamente posicionada para gerar privacidade. Árvores altas também ajudam a criar um ambiente mais aconchegante. Note como as plantas (apesar de serem novas e pequenas) combinam com o ambiente. Além disso, ter uma área verde ao redor da mesa realmente ajuda a aumentar o senso de imersão na natureza.

  • 6. Vá alto

    Jardins no telhado tendem a negligenciar os espaços tanto quanto são negligenciados. No entanto, você pode criar uma área aberta no andar superior, assim como no andar térreo – e cercá-la com uma parede. Além disso, passe algum tempo no espaço antes de construir algo nele, para saber onde o sol bate. Dessa maneira, você não acabará com uma área completamente na sombra.

  • 7. Seja selvagem

    Espaços privativos não são sempre ornamentados com árvores altas, plantas e outras estruturas que bloqueiam a vista para o jardim como um todo. Este caminho está cheio de pequenos arbustos, o que dá um sentimento de aconchego. Para complementar ainda mais essa atmosfera de jardim secreto, há também um arco e um banco de madeira. Portanto, o importante é: para promover uma sensação de privacidade em um jardim selvagem no estilo cottage, coloque itens mais rústicos e evite plantas muito estruturadas.

  • 8. Faça das cercas uma ferramenta

    No lugar de adotar o método tradicional e colocar um painel de treliça comum sobre sua parede ou cerca, crie um ambiente mais exclusivo ao construir estruturas mais altas. E, em vez de esconder esse pedaço extra de treliça com trepadeiras, vá além. Na foto, as cercas pintadas complementando as paredes ficam ótimas, com árvores e plantas que finalizam o design.

  • 9. Pode as plantas em um formato simétrico

    Árvores com folhas e galhos menos entrelaçados podem fornecer uma boa estrutura, mas você precisa ser disciplinado o suficiente para podá-las em um formato simétrico.

  • 10. Deixe que os bambus cresçam

    Se você gosta de bambus, eles podem ser uma ótima maneira de criar uma parede verde para o seu jardim. É o tipo de planta que cresce facilmente, então, mesmo que você pague um pouco mais caro, ela rapidamente vai se multiplicar e oferecer uma boa cobertura. Assim como a hortelã, tome cuidado com a posição que você vai colocar o bambu, pois ele tende a tomar o espaço de outras plantas. Locais mais isolados podem ser uma boa saída.

1. Faça um pergolado com trepadeiras

O lugar de descanso e entretenimento na área externa da casa é, normalmente, onde mais queremos ficar sozinhos. Quando as plantas crescerem sobre essa estrutura que cobre a mesa, seus convidados não vão apenas estar em um ambiente com muita privacidade, eles também estarão protegidos do sol e da chuva.

Compartilhe esta publicação: