16 melhores uísques para experimentar

Entre bourbons e ryes, especialista elabora lista com suas preferências

Redação
Compartilhe esta publicação:

O Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS, da sigla em inglês) revelou que, em 2016, os bourbons e os tennessees (uísques fabricados nos Estados Unidos) geraram US$ 3,1 bilhões em receita para as destilarias. Isso significa quase 22 milhões de embalagens de 9 litros do destilado vendidas no país. E esse mercado continua crescendo: em 2015, ele ultrapassou o de todas as outras bebidas.

Acessibilidade


LEIA MAIS: Conheça a coleção de uísque mais cara do mundo

Julianna Arquilla é a bartender chefe do The Betty, uma restaurante de bairro localizado no Fulton Market District, em Chicago, que conta com uma extensa lista de bourbons e ryes (cuja receita, quando produzida em território norte-americano, leva 51% de centeio, em vez de milho). A expert elaborou uma lista com 16 destilados que devem ser experimentados, com base em suas preferências pessoais, que são extremamente interessantes e diversificadas. “Entre as opções estão desde uísques diários até o mais raro e especial”, afirma. “A lista inclui um uísque para cada um e para cada momento.”

Veja na galeria de fotos os 16 destilados indicados pela especialista:

  • 1. Four Roses Yellow

    “Eu gosto muito deste bourbon: é o primeiro que eu compartilhei com o meu pai e um dos meus favoritos. É um clássico, nunca sai de moda.”

  • 2. High West Yippee Ki-Yay

    “Eu amo o sabor e a profundidade desse rye. Envelhecido em barris de Syrah e de vermute, ele traz notas escuras de caramelo, laranja, canela e groselha.”

  • 3. Henry Mckenna Single Barrel

    “Este bourbon é atrevido – uma bebida perfeita para o cotidiano. Eu não consigo demonstrar com palavras o quanto gosto dele… Não apenas pelo seu sabor mas pela sua importância.”

  • 4. Rittenhouse Rye

    “Este rye é o meu favorito para manhattans. Ele tem um ótimo sabor audacioso que se destaca entre os vermutes, sem se perder. É perfeito para se ter em casa e brincar na hora de preparar coquetéis.”

  • Anúncio publicitário
  • 5. WhistlePig Old World Cask Finish Rye 12 Year

    “Este uísque é realmente puro, uma vez que mistura três acabamentos únicos e diferentes – madeira, sauternes [vinho branco de sobremesa] e vinho do porto. E eu amo todos esses sabores. Ele é envelhecido em cada um desses barris e, depois, se transforma em um uísque muito especial, com sabor de chocolate amargo, caramelo e mirtilos. É a sobremesa perfeita.”

  • 6. Old Forester 1920 Prohibition Style Bourbon

    “Um dos bourbons da linha Whiskey Row Series, da Old Forester lançou. É um dos meus preferidos. Eu adoro o gostinho doce – mas ainda um pouco quente – que ele tem.”

  • 7. Michter’s US*1 American Whiskey

    “Este uísque é um dos meus mais recentes favoritos, porque tem a quantidade certa de doçura, baunilha, caramelo e fruta seca. Além disso, diferente do bourbon e do rye, que precisam ser envelhecidos em barris de carvalho, o Mitcher’s American Whiskey é envelhecido em barris de bourbon usados, o que lhe dá um sabor único.”

  • 8. Sazerac 18 Year Kentucky Straight Rye Whiskey

    “Parte da Antique Collection da destilaria Buffalo Trace, este rye vale o seu preço. Tem um tempero sutil e uma doçura seca que permanecem na língua, tornando-o incrivelmente agradável.”

  • 9. George T. Stagg Kentucky Straight Bourbon

    “Este uísque é poderoso. No aroma, eu capto uma doçura de caramelo com um pouco de baunilha e melaço. Há um pouco de café que finaliza o paladar. Apesar de amar o Stagg Jr., esta bebida tem um pouco mais de emoção – característica que eu amo nos bourbons. E com algumas gotas de água, ele realmente se abre e melhora.”.

  • 10. Old Weller Antique Original 107

    “Este bourbon de trigo parece ser suave no início, mas depois todos os sabores o atingem. É um dos meus bourbons favoritos para usar em um mint julep [drinque feito com hortelã, bourbon e muito gelo].”

  • 11, Colonel E.H. Taylor Jr. Barrel Proof Bourbon

    “Por ser um destilado com mais de 125 proof [mais de 60% de álcool em sua composição], pode ser servido puro. Ele me surpreendeu por seu aroma suave e delicado, mas ainda sim ele é lindamente complexo.”

  • 12. Woodford Reserve Double Oaked

    “Este bourbon é perfeito para servir ou fazer um coquetel clássico, mas com personalidade. Eu amo o quão rico ele é, graças ao processo de embarrilamento duplo. Isso dá ao bourbon um gosto de caramelo cremoso, brioche tostado e um pouco de tabaco.”

  • 13. Old Grand-Dad 100-Proof

    “O destaque da indústria. É perfeito para ser servido em qualquer festa. Eu compartilhei essa garrafa com muitos colegas de trabalho e amigos. É sempre divertido fazer uma prova de sabor às cegas. Seus convidados vão se surpreender.”

  • 14. Elijah Craig Small Batch Bourbon 12 Year

    “Eu amo o quão encorpado este bourbon é. É bom sempre tê-lo na estante.”

  • 15. Buffalo Trace

    “É o bourbon perfeito para pessoas mais conservadoras: possui açúcar, bitter [bebida alcoólica com sabor de essências herbais], laranja e limão.”

  • 16. Van Winkle Family Reserve Rye 13 Year

    “Este rye de 13 anos é realmente especial. A doçura poderosa é balanceada pelo centeio. E o envelhecimento na madeira é realmente único e encorpado.”

1. Four Roses Yellow

“Eu gosto muito deste bourbon: é o primeiro que eu compartilhei com o meu pai e um dos meus favoritos. É um clássico, nunca sai de moda.”

Compartilhe esta publicação: