Evento na Escócia propõe a visita a 60 destilarias em um único dia – Forbes Brasil
Lifestyle

Evento na Escócia propõe a visita a 60 destilarias em um único dia

Blair Bowman

Além de quebrar um recorde, o criador do Dia Mundial do Uísque, Blair Bowman, reunirá uma coleção única de garrafas para uma ação de caridade (Reprodução/FORBES)

O criador do Dia Mundial do Uísque, Blair Bowman, vai tentar quebrar o recorde de visitas à destilarias da Escócia em um único dia. Sua perspectiva é ir a 60 delas, ao mesmo tempo em que pretende formar uma coleção única, que será doada para fins de caridade. A iniciativa é uma forma de ajudar a Just a Drop, entidade internacional que entrega para comunidades carentes uma água acessível, limpa e segura, além de conduzir programas de saneamento e saúde ao redor do mundo.

LEIA MAIS: Conheça o The Distillery, luxuoso hotel londrino localizado no interior de uma destilaria de gin

O desafio está programado para 15 de maio. Bowman e sua equipe de apoio vão partir da destilaria Balblair – que, apesar da coincidência do nome, não tem nada a ver com ele – localizada no norte das terras altas da Escócia, e terminarão, 17 horas depois, na destilaria Aberfeldy, no condado de Perthshire.

“Todo o dinheiro levantado vai para a Just a Drop, que leva água limpa para as comunidades mais pobres do mundo”, afirma Bowman

Esta é uma das muitas ações programadas ao redor do mundo para comemorar o Dia Mundial do Uísque, celebrado em 20 de maio. “Será um evento fantástico”, diz Bowman. “Até onde sabemos, ninguém tentou estabelecer um recorde como este antes. E, apesar do planejamento meticuloso, sempre há um risco de que talvez nós não consigamos ir a todas as 60 destilarias em um único dia. Não podemos deixar que nada dê errado. Só é preciso alguns tratores ou caravanas para nos ajudar quando estivermos sob pressão.”

“Todo o dinheiro levantado vai para a Just a Drop, que leva água limpa para as comunidades mais pobres do mundo. A palavra ‘uísque’ significa ‘água da vida’ em gaélico (idioma dos celtas que povoaram as Ilhas Britânicas), então isso é um desafio apropriado e que pode ajudar a levantar muito dinheiro para uma causa tão merecedora.”

LEIA TAMBÉM: Destilaria desenvolve kit com máquina de gelo de R$ 15.000

Willie Wallace, que gerencia tours de uísque na Escócia há 20 anos, é o dono da ideia. “Quando eu comecei a fazer essas excursões, era muito difícil encontrar lugares para visitar aos domingos”, conta. “Nenhum dos centros para visitantes estavam abertos, mas uma das coisas que os nossos clientes mais gostavam era a caça das destilarias. E era incrível a frequência com que descobríamos novas destilarias. Foi então que tive a ideia de propor esse desafio. Já são muitos anos de planejamento. Tenho certeza de que, com o apoio das destilarias, nós podemos fazer a diferença para a Just a Drop e ainda nos divertir muito.”

As 60 destilarias participantes do iniciativa vão doar uma garrafa cada, que serão coletadas no dia. Como nem todas elas engarrafam uísques de marca própria, a equipe espera arrecadar cerca de 50 garrafas.

Essa coleção única de uísques será oferecida como o prêmio principal de um sorteio, e o valor arrecadado será doado a Just a Drop. Cada número da rifa custará, aproximadamente, US$ 1,20.

E TAMBÉM: Conheça a coleção de uísque mais cara do mundo

A Scottish Routes, uma empresa turística baseada em Edimburgo, doou dois passeios de quatro dias cada para Speyside como prêmios adicionais. Will Stockham, da empresa, disse que “ser capaz de ajudar uma causa tão boa ao mesmo tempo em que promove o turismo do uísque na Escócia era algo em que ele precisava se envolver”. E complementa: “22 das 60 destilarias do desafio tem um centro para turistas que oferece um grande leque de passeios para combinar com todos os níveis de paixão pelo uísque.”

Fiona Jeffrey OBE, fundadora e presidente da Just a Drop, elogiou a grande odisséia de Blair: “Quanto mais dinheiro for levantado, mais comunidades receberão água limpa, uma iniciativa que parece simples, mas que faz com que as pessoas tenham vidas mais saudáveis, seguras e mais produtivas.”

Comentários
Topo