8 dicas para aumentar os seguidores no Instagram

Especialista Lisa Illman conseguiu dobrar a capacidade de seu perfil em apenas um mês

Redação
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Com mais de 600 milhões de usuários por mês, o Instagram se tornou uma plataforma poderosa para networking. Como recurso de mídia visual, a rede oferece a qualquer empreendedor o poder de crescer e promover sua marca de maneira mais efetiva do que nunca. A especialista em marketing digital Lisa Illman (@lisa_illman) compartilha dicas que a fizeram dobrar seu número de seguidores em apenas 30 dias.

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Veja na galeria de fotos 8 maneiras de ganhar mais seguidores para a sua marca no Instagram:

  • Crie um perfil claro

    O seu perfil no Instagram é o rosto da sua marca, então tire vantagem disso. As três áreas de foco são foto, descrição do perfil e link URL para o website. Obviamente, o Instagram é uma rede social totalmente voltada à imagem e aparência, então você deve garantir que as fotos, principalmente a de perfil, sejam boas. “Eu prefiro uma foto de perfil de uma pessoa, a não ser que seu negócio seja voltado aos animais. Um filhote de cachorro ou gato chama a atenção. Mas, caso opte por um logotipo, faça com que seja o mesmo da marca ou do website. Quando se trata de logo, a consistência é a chave”, explica Lisa.

    A descrição do perfil diz aos visitantes quem você é e, o mais importante, o que eles podem esperar ao segui-lo. Palavras-chave são um adicional. Caso você seja uma palestrante motivacional, seu perfil deve dizer algo como: “Adoro inspirar, motivar e ensinar profissionais a conquistarem seus objetivos e viver a vida ao máximo”. Verifique se a descrição do perfil combina com o seu público-alvo. Se ele não souber o que esperar de seus posts, a chance de conseguir novos seguidores cai bastante.

  • Utilize o Canva para criar imagens

    O Canva é um software de design gráfico simples, que pode criar gráficos, logotipos e apresentações. De acordo com Lisa, a ferramenta diminui horas de edição e manipulação de foto. É simples de usar e possui várias ferramentas de edição. Dependendo da mensagem que você quer passar, é recomendado criar um feed que priorize a cor ou se comunique pela elegância.

    Uma vez que você defina o estilo, use o Canva para escolher as cores que você mais utiliza nas postagens. Elas devem refletir sua marca. Lisa, que foca nas redes sociais, escolheu vermelho para chamar a atenção dos usuários. “O que eu mais gosto no Canva é o quadro de cores que garante que você utilize os mesmos tons sempre. Isso é importante para a consistência da marca.”

    Uma vez escolhida a dimensão da foto, você retornará à área de trabalho e clicará em “background” na coluna da esquerda, para abrir o quadro de cores. Escolha a mais próxima daquela que você quer. Depois, clique em “plus”. Vai surgir uma roda de cores. Você pode utilizá-la para criar a cor que quiser. Uma vez escolhida a cor, anote o número dela.

  • Crie um estilo padrão para o seu perfil

    Criar um estilo padrão é divertido e com a ajuda de ferramentas como o Canva é muito fácil. “Minhas imagens padrão são sempre elogiadas”, diz Lisa. Além da cor, existem muitos critérios que podem ser estabelecidos. Por exemplo: você pode criar citações sempre com o mesmo layout. No mês seguinte, você pode oferecer dicas em cada postagem com outro estilo. A chave é se manter fiel a sua imagem e marca ao mesmo tempo em que vai variando os elementos e mantendo seu conteúdo sempre renovado.

  • Use hashtags como um ninja

    Hashtags não são opcionais para quem quer aumentar seu número de seguidores no Instagram. Para aumentar o impacto, Lisa recomenda, pelo menos, entre 11 e 15 hashtags por post (o Instagram permite no máximo 30). Para ter algumas ideias, confira o site hashtagify.me. Você insere uma hashtag e a ferramenta gera outras associadas. Outro truque é observar digital influencers e seus concorrentes.

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  • Faça live stream e vídeos

    Lisa tem usado a ferramenta live stream para negócios há mais de um ano. “Não consigo parar de recomendá-la”, diz ela. Vídeos e lives aceleram os fatores que agregam clientes em potencial para investir em você. Ter a sua cara, voz e mensagem diante de tantas pessoas na internet é uma poderosa ferramenta de marketing. O live stream do Instagram não permite que o vídeo seja salvo, uma vez que se está offline, e isso tem seus prós e contras. Você não está criando um histórico de conteúdo, mas esse aspecto acaba por gerar um senso de urgência – ou seja, ou seus seguidores assistem naquela hora ou perdem as novidades. Já o vídeo é uma ferramenta para filmes curtos que você queira compartilhar com sua audiência e, neste caso, o conteúdo fica salvo. A ferramenta também permite que você adicione filtros, localização e emojis.

  • Poste regularmente

    Postar regularmente em qualquer rede social é importantíssimo. O Instagram consome mais tempo porque não permite que apps de terceiros postem automaticamente. Publicar pelo menos três vezes por semana é uma boa ideia, mas se você quiser ser um influencer, o ideal é postar todos os dias.

  • Interaja

    Dedicar tempo para comentar em outros posts e interagir com os usuários é muito importante. No caso de Lisa, ela agenda um certo número de horas semanais para o Instagram. Se você for novo na rede social, você pode considerar se juntar a um Instagram Pod – grupo de pessoas dedicadas a curtir e comentar as fotos uns dos outros para criar engajamento e melhorar a classificação pelo algoritmo.

  • Promova o seu perfil

    Promova o seu perfil no Instagram nas suas outras redes sociais, no seu site, quando for enviar newsletters e emails. Se você está realmente determinado a aumentar o número de seguidores, envie mensagens no Facebook com o link do seu perfil no Instagram. A rede social também permite que você siga todos os seus contatos no Facebook. Confira também o Followers App, que mostra quais pessoas não te seguem de volta e permite que você deixe de seguir até 60 pessoas por dia.

Crie um perfil claro

O seu perfil no Instagram é o rosto da sua marca, então tire vantagem disso. As três áreas de foco são foto, descrição do perfil e link URL para o website. Obviamente, o Instagram é uma rede social totalmente voltada à imagem e aparência, então você deve garantir que as fotos, principalmente a de perfil, sejam boas. “Eu prefiro uma foto de perfil de uma pessoa, a não ser que seu negócio seja voltado aos animais. Um filhote de cachorro ou gato chama a atenção. Mas, caso opte por um logotipo, faça com que seja o mesmo da marca ou do website. Quando se trata de logo, a consistência é a chave”, explica Lisa.

A descrição do perfil diz aos visitantes quem você é e, o mais importante, o que eles podem esperar ao segui-lo. Palavras-chave são um adicional. Caso você seja uma palestrante motivacional, seu perfil deve dizer algo como: “Adoro inspirar, motivar e ensinar profissionais a conquistarem seus objetivos e viver a vida ao máximo”. Verifique se a descrição do perfil combina com o seu público-alvo. Se ele não souber o que esperar de seus posts, a chance de conseguir novos seguidores cai bastante.

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