Capacidade nacional de produção de polietileno verde vai aumentar a partir de 2021

Divulgação
Divulgação

A marca I’m green™ foi criada pela Braskem e identifica os produtos de seu portfólio produzidos a partir de fonte renovável e também de material reciclado

Após alguns anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento, a unidade de eteno verde da Braskem, inaugurada em setembro de 2010, marcou o início da produção do polietileno verde em escala industrial e comercial, conferindo à empresa a liderança mundial no mercado de biopolímeros. A unidade industrial em Triunfo (RS) recebeu investimento de US$ 290 milhões e tem capacidade para produzir anualmente 200 mil toneladas de polietileno verde. Assim como vem acontecendo nas plantas da Europa, a capacidade nacional de produção vai se expandir e passar a 260 mil toneladas/ano a partir de 2021.

O polietileno verde bio-based I’m greenTM é um plástico produzido a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável. O produto captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa (por tonelada produzida, são capturadas 3,09 toneladas de CO2).

A marca I’m green™ foi criada pela Braskem e identifica os produtos de seu portfólio produzidos a partir de fonte renovável e de plástico reciclado. Para identificar os produtos que levam I’m green™ em sua composição, a Braskem compartilha a marca com seus clientes.

O cuidado com a sustentabilidade está presente na relação da Braskem com toda a cadeia envolvida: fornecedores do etanol, clientes, parceiros, brandowners e a sociedade. Desde a plantação da cana-de-açúcar até a produção de etanol, os fornecedores devem atender a princípios de desenvolvimento sustentável presentes no “Compra Responsável de Etanol” elaborado e implementado pela Braskem e que cobre aspectos como respeito à biodiversidade e boas práticas ambientais, e na certificação Bonsucro.

Atualmente, a Braskem fornece polietileno de fonte renovável bio-based I’m greenTM para diversos parceiros no Brasil e no mundo: está presente em mais de 250 produtos de grandes marcas e é exportado para mais de 30 países.

Além do I’m greenTM bio-based, a empresa também tem disponível em seu portfólio o I’m greenTM recycled e o I’m greenTM bio-based & recycled. O primeiro, como o nome já diz, é reciclado e marca a presença da Braskem na logística reversa e reciclagem. Sua origem são os plásticos descartados. Já o segundo é renovável e reciclado, desenvolvido segundo o conceito de economia circular, já que se baseia no trabalho que envolve clientes, parceiros e sociedade. Parte de sua composição conta com plástico de origem renovável (obtido a partir da cana-de-açúcar) e outra parte utiliza a resina pós-consumo, elaborada com plásticos reciclados.

Desde o início de sua trajetória, a Braskem e seus parceiros foram reconhecidos e conquistaram prêmios de conceituados laboratórios e instituições pela contribuição do polietileno verde bio-based I’m greenTM ao desenvolvimento do mercado de produtos renováveis, à inovação e à preservação do meio ambiente.

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).