Mercado de arte celebra o centenário de Lygia Clark

Divulgação
Divulgação

Lygia Clark foi uma pintora, artista plástica e escultora

Pintora, artista plástica e escultora, Lygia Clark foi uma das maiores referências artísticas Brasil afora. É para mim e para muitos uma das mais importantes artistas brasileiras. Nasceu em Belo Horizonte, em 1920, começou sua trajetória nas telas e mais tarde migrou para o tridimensional, onde explorou esculturas e objetos como suportes. Gosto de como, mais tarde, se autointitulou “não-artista”, abandonando rótulos e escolas que existiam na época e radicalizando os conceitos de arte.

Trabalhou com composições em preto e branco, elaborou obras com papel, placas e madeira e fez obras inovadoras e dinâmicas, sempre estimulando a participação dos espectadores. Um de seus trabalhos mais emblemáticos, é a série “Bichos”. Nela, placas de metal formam esculturas simples e geométricas, em que cada parte é conectada por uma dobradiça. Foi nesse ponto que a artista trouxe o espectador como uma figura atuante na escultura, fazendo com que ela recebesse o nome de obra viva.

Ao longo de 2020, ano em que é comemorado seu centenário, o mercado de arte comemora celebrando o legado da artista para a História da Arte. A mostra “Lygia Clark: a pintura como campo experimental”, que está em cartaz desde março e vai até o final do mês de outubro no Guggenheim de Bilbao, na Espanha, é uma das homenagens recebida por ela no mundo. No ano passado, a data já era celebrada no espaço OM.art, no Rio de Janeiro, comandada pelo artista Oskar Metsavaht, quando recebeu a mostra “Respire Comigo”, que além de trazer obras da trajetória da artista também partiu do momento em que ela começou a se aproximar do neoconcretismo.

 


Camila Yunes é formada em arquitetura pelo Mackenzie e pela Ecole Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Cursou Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com sales & liaisons nas Galerias Continua e Nara Roesler e na equipe de produção da Galeria Aveline. Hoje é VIP Representative das feiras Armory Show e ARCO. Foi cofundadora do GoART Art Advising de 2015 a 2018. É a fundadora da KURA.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).