Cenário econômico global “é um pouco menos sombrio” do que se esperava, diz FMI

Anadolu Agency/Getty Images
Anadolu Agency/Getty Images

O porta-voz do FMI, todavia, destacou que a situação continua “precária” em muitos países em desenvolvimento e mercados emergentes

A perspectiva econômica global não é tão sombria quanto o esperado há apenas três meses, afirmou hoje (24) Gerry Rice, porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), citando dados econômicos melhores do que as expectativas iniciais da China e de outras grandes economias.

“Os dados recentes sugerem que as perspectivas podem ser um pouco menos terríveis em relação às últimas perspectivas econômicas, de 24 de junho, com partes da economia global começando a virar o jogo”, disse ele em coletiva.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

A autoridade do FMI afirmou à imprensa que, todavia, o cenário global geral permanece desafiador, como fruto da pandemia de coronavírus e seus impactos sobre diversos setores econômicos.

A situação continua “precária” em muitos países em desenvolvimento e mercados emergentes, excluindo a China, disse ele, destacando que o FMI também está preocupado com o aumento dos níveis da dívida pública, com a fraqueza da demanda doméstica, redução de remessas e declínio do turismo dos países.

“Com esse conjunto de fatores, seguimos preocupados com a possibilidade da crise atual reverter os ganhos na redução da pobreza que foram feitos nos últimos anos e o progresso que foi feito em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Rice, referindo-se às ambiciosas metas estabelecidas pelas Nações Unidas há cinco anos para acabar com a pobreza e a desigualdade.

O FMI irá divulgar no próximo dia 13 o seu relatório ‘Perspectivas Econômicas Globais’. Em junho, o Fundo reduziu ainda mais suas previsões para a produção global de 2020, prevendo que a economia mundial encolherá 4,9%, ante contração de 3,0% prevista em abril.(Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).