Reino Unido deve se preparar para Brexit sem acordo comercial, diz Johnson

Francois Lenoir / Reuters
Francois Lenoir / Reuters

Primeiro-ministro discorda do rumo que Bruxelas vem tomando com a UE e se prepara para não formalizar acordo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse hoje (16) que é hora do país se preparar para um Brexit sem acordo comercial, já que não houve um acordo com a União Europeia.

Na quinta-feira (15), no que deveria ter sido a “cúpula do Brexit”, a UE deu um ultimato, dizendo que está preocupada com a falta de progresso no Reino Unido. Johnson discorda do rumo que Bruxelas vem tomando com a UE e se prepara para não formalizar acordo.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

“Concluí que deveríamos nos preparar para 1º de janeiro com arranjos que são mais parecidos com os da Austrália, baseados nos princípios simples do livre comércio”, disse.

“A menos que haja uma mudança fundamental de abordagem, iremos com a solução australiana. E deveríamos acatá-la com muita confiança”, concluiu Boris Johnson.

Sem um acordo para a separação britânica do bloco, que já dura cinco anos, o caos seria semeado nas frágeis cadeias de suprimento que se estendem pelo Reino Unido. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).