Ibovespa sobe em dia de forte volatilidade com eleições nos EUA

O Ibovespa trabalha em alta nos primeiros negócios desta quarta-feira (4), ganhando 1,58% aos 97.496 pontos. A bolsa brasileira acompanha os mercados globais que trabalham no positivo, apesar de sob forte volatilidade com investidores aguardando o resultado das eleições nos EUA. No câmbio, o dólar opera em queda contra o real, recuando 0,95% e negociado a R$ 5,70 na venda.

Em Wall Street, o Dow Jones ganhava 0,42%, o S&P 500 avançava 1,21% e o Nasdaq Composite tinha alta de 2,39% nas primeiras negociações do dia, apesar da indefinição nas urnas. Às 11h40, horário de Brasília, o democrata Joe Biden tinha 238 delegados contra 213 de Donald Trump, o vencedor precisa ter no mínimo 270 delegados. As atenções se voltam agora para a apuração em três estados: Wisconsin, Geórgia e Michigan. De acordo com análise do The Wall Street Journal, o movimento positivo nas ações é reflexo das expectativas de uma vitória democrata para a Casa Branca.

A onda azul, no entanto, não deve se concretizar, já que a apuração até o momento mostra vantagem para os republicanos no Senado, o que dificultaria a aprovação de um pacote de estímulo à economia mais robusto em um eventual governo Biden.

Na madrugada, Trump declarou-se eleito e ameaçou contestar o resultado das urnas na justiça caso a contagem de votos continuasse. As incertezas quanto à definição do pleito favorecem a volatilidade do mercado.

Segundo Sidnei Moura Nehme, economista e diretor-executivo da NGO Corretora, “a grande preocupação é com a judicialização do resultado ainda não conhecido, e isto sim poderá estressar muito o ambiente global”.

No cenário doméstico, a temporada de balanços no Brasil também ocupa as atenções dos investidores, com resultados de companhias como Itaú Unibanco, TIM e IRB Brasil RE em destaque no dia, além da pauta macroeconômica, com a produção industrial no país crescendo acima do previsto em setembro.

Na noite de ontem, o Senado aprovou por 56 votos a proposta que concede autonomia ao banco central e que também adiciona um objetivo de pleno emprego à sua principal meta de inflação. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).