“Short squeeze”, GameStop e IRB: 9 questões sobre o assunto da semana

Tetra Images/Getty Images
Tetra Images/Getty Images

Há algumas semanas, os usuários de um fórum do Reddit se uniram para desafiar fundos de hedge e impulsionar os ativos da GameStop, empresa que aluga jogos para videogames e tem enfrentado dificuldades de manutenção do negócio

Wall Street começou o dia de hoje (29) esperando o retorno de um exército de investidores de varejo prontos para comprar ações da GameStop e de outras empresas, cujas altas nesta semana e a subsequente suspensão das negociações criaram uma batalha de pequenos investidores contra os fundos de hedge.

No Brasil, desde quarta-feira (27), investidores do varejo tentam replicar o movimento nos papéis da resseguradora IRB Brasil, reunidos em fóruns no Telegram e no Facebook. Os mecanismos regulatórios do mercado doméstico, no entanto, têm limitado a atuação. Assim, o que pode ser visto como o início de uma bolha nos EUA, não deve se repetir por aqui.

VEJA TAMBÉM: CVM alerta sobre manipulação de mercados e promete penalizar quem descumprir regras

De acordo com Patrick Johnston de Oliveira, sócio e líder de renda variável da BlueTrade, o movimento pode resultar no aumento da taxa de aluguel de ações e na menor disponibilidade de derivativos, além de uma distorção na cotação dos ativos em relação à realidade da empresa. É esse o movimento que resultaria em uma bolha, mas que provavelmente não terá força suficiente para tanto. “Quando acontecer uma correção na ação, da noite para o dia, o preço pode voltar. Se não tudo, uma boa parte do que subiu. Geralmente, essa queda é até mais rápida do que a alta”, explica.

Para quem está tentando entender tudo o que aconteceu na semana e está perdido com termos como “short squeeze” e fundos de hedge, o Forbes Money compilou algumas respostas para essas dúvidas e últimos desdobramentos do assunto no Brasil e nos Estados Unidos. Veja na galeria a seguir, nove perguntas e respostas para o caso:

  • Onde tudo começou?

    O Reddit é uma plataforma em que os usuários podem criar fóruns de debates, se dividindo em comunidades chamadas subreddits. O R/wallstreetbeats é uma comunidade na rede social criada em 2009 com o objetivo de discutir investimentos alternativos no mercado financeiro norte-americano e atualmente tem mais de cinco milhões de membros.

    Há algumas semanas, os usuários do grupo se uniram para desafiar fundos de hedge e impulsionar os ativos da GameStop, empresa que aluga jogos para videogames e tem enfrentado dificuldades de manutenção do negócio. Diante dos resultados apresentados nos últimos meses pela companhia, os fundos apostavam no recuo no preço dos ativos, mas a organização dos integrantes do “wallstreetbeats” fez o papel se valorizar em 881% apenas em dezembro, prejudicando a aposta dos tubarões do mercado.

    SOPA Images/Getty Images
  • O que é GameStop?

    A GameStop é uma empresa varejista norte-americana de jogos de videogames com 36 anos de mercado. A companhia está presente em 13 países (Austrália, Canadá, EUA, França, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Suíça e Alemanha) e opera 6.700 lojas. No entanto, nos últimos meses, enfrentava desafios em seu modelo de negócios, impactada pelo avanço tecnológico nos games, e planejava fechar cerca de 420 lojas pelo mundo.

    NurPhoto/Getty Images
  • O que são fundos de hedge?

    Os fundos de hedge são investimentos de alto risco e, como o nome sugere, são fundos que têm estratégia voltada à proteção dos ativos de perdas financeiras. No Brasil, os fundos de hedge são conhecidos como multimercados. Para oferecer essa proteção, os fundos podem utilizar estratégias sofisticadas, com alta alavancagem e apostando, por exemplo, na queda dos ativos, como era o caso dos fundos vendidos na GameStop.

    Com a compra massiva dos investidores do varejo impulsionando as ações da GameStop, os fundos que apostavam na queda das ações da companhia precisaram fechar suas posições. O apetite por revanche dos pequenos investidores tem forçado grandes fundos a diminuírem posições em outros ativos para cobrir os prejuízos das posições vendidas. Analistas no exterior já avaliam que o movimento deve abrir oportunidades de compra em papéis no setor de tecnologia.

    GOD4ather/Getty Images
  • Qual a relação entre varejo e hedge?

    O confronto entre investidores individuais e vendedores a descoberto profissionais agitou os mercados de ações, à medida que os fundos foram forçados a vender algumas de suas ações de melhor desempenho, incluindo da Apple, para cobrir bilhões de dólares em perdas. Apenas nos primeiros minutos de negociação desta sexta-feira, os papéis da GameStop avançavam 167% em Wall Street, com investidores do varejo voltando às compras após grandes plataformas de investimento, como a Robinhood, afrouxarem regras para negociação do ativo.

    Uma reportagem do “New York Times” da noite de ontem (28) afirma que a Robinhood levantava uma injeção de capital de mais de US$ 1 bilhão entre seus investidores após ser pressionada pelos altos volumes e pela volatilidade das negociações nesta semana.

    Os envolvidos nas negociações agora enfrentam o dilema de fechar posições com prejuízo, vender e realizar os lucros ou segurar os papéis e forçar mais vendedores a descoberto a abandonarem suas posições. “Agora estamos realmente descobrindo o que pode acontecer quando algo não sai do jeito deles”, disse JJ Buckner, um investidor de 29 anos que utiliza a plataforma do Robinhood, cuja transmissão ao vivo do YouTube teve mais de 250 mil acessos no início desta semana.

    “Minha expectativa é que isso vai passar e então a multidão do Robinhood irá procurar um alvo diferente, mas normalmente essas coisas vêm em ondas”, disse Andrea Cicione, chefe de estratégia da TS Lombard em Londres.

    O J.P. Morgan identificou 45 ações que podem ser suscetíveis a “eventos de fragilidade” nos próximos dias, incluindo a imobiliária Macerich, a rede de restaurantes Cheesecake Factory e o serviço de assinatura de roupas Stitch Fix. Como GameStop, AMC e American Airlines, todas têm altas taxas de posições em “short”, tornando-as sujeitas a sofrerem um “short squeeze” e prejudicando os fundos que apostaram na queda das ações.

    Witthaya Prasongsin/Getty Images
  • O que é, afinal, o “short squeeze”?

    O short squeeze acontece quando um ativo sobe de forma muito rápida, forçando investidores que tinham posições vendidas (apostaram na queda do ativo) a comprar a fechar posições para evitar perdas ainda maiores, recomprando os ativos, levando a uma retroalimentação do movimento de compra.

    Nora Carol Photography/ Getty Images
  • Como age o órgão regulador dos EUA na negociação de ações?

    Como reflexo do movimento na semana, o regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) afirmou hoje que irá revisar ações e que pode “inibir indevidamente” a negociação de certos valores mobiliários, além de informar que está monitorando de perto as possíveis irregularidades em meio à recente volatilidade dos preços no mercado de ações dos EUA.

    Funcionários da SEC alertaram contra a “atividade de negociação manipuladora ilegal” e disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com outros reguladores para monitorar as negociações.”

    “Nossa infraestrutura central de mercado se mostrou resiliente sob o peso dos extraordinários volumes de negociação desta semana. No entanto, a extrema volatilidade dos preços das ações tem o potencial de expor investidores a perdas rápidas e graves, além de minar a confiança do mercado”, declarou a entidade.

    Kameleon007/Getty Images
  • O que tudo isso tem a ver com o Brasil? O IRB WEEK e o Telegram

    Inspirados no movimento que ocorreu no Reddit, investidores brasileiros se uniram pelo aplicativo de troca de mensagens Telegram em um grupo chamado “Short Squeeze IRB” (hoje com mais de 37 mil pessoas) para realizar uma compra coletiva dos papéis da IRB Brasil.

    O usuário IRBR replicou desde quarta-feira uma mensagem instruindo os investidores sobre as regras da operação que irá ocorrer na IRBR Week, entre os dias 8 e 12 de fevereiro. Entre as determinações estão: a proibição das vendas ou aluguéis de ações até 30 de abril, todos que tiverem ativos alugados devem solicitar os papéis de volta, as ordens de compra e venda devem ser de R$ 40 e a solicitação de compras deve ser feita com as iniciais dos nomes para evitar sucessivos leilões.

    O nome do grupo é a mistura de dois termos do mercado financeiro, o primeiro “short” é usado para determinar uma situação em que os investidores estão apostando na baixa de um ativo (vendidos) e passam a ficar apertados ou “squeeze”, do inglês, quando o movimento contrário acontece, pressionados então a desmontar suas posições e a recomprar as ações, fazendo com que o preço dos papéis suba e o movimento se retroalimente.

    SOPA Images/Getty Images
  • O que é IRB?

    IRB Brasil é uma empresa privada de capital aberto especializada em resseguros e uma das maiores brasileiras no segmento. Em comunicado ao mercado na manhã d hoje, a IRB esclareceu “que não tem conhecimento de nenhum fato ou ato relacionado às suas atividades que não tenham sido informados ao mercado que possam ter sido capazes de justificar a oscilação relatada”.

    Acrescentando que teve conhecimento “pela imprensa e por informações disponíveis nas redes sociais de um movimento de investidores envolvendo as ações emitidas pelo IRB Brasil RE”. A nota continua: “No entanto, a companhia não possui nenhum envolvimento ou ingerência nesse movimento –não tendo sequer condições de verificar a veracidade das informações relatadas– sendo que todas as informações que possui a respeito são aquelas disponíveis publicamente nas redes sociais e na imprensa”.

    Thomas Jackson/Getty Images
  • CVM vai penalizar quem descumprir regras?

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou hoje (29) que vai penalizar atuações que possam influenciar os mercados brasileiros, replicando as estratégias adotadas recentemente nos Estados Unidos sobre os movimentos de investidores nas redes sociais.

    “A atuação com o objetivo deliberado de influir no regular funcionamento do mercado pode caracterizar ilícitos administrativos e penais”, afirmou a autarquia em comunicado, acrescentando que tem monitorado os movimentos no mercado e as comunicações nas redes sociais.

    “Na presença de indícios e conforme exige a lei, cuidará da instauração de processo administrativo sancionador para a apuração das responsabilidades, bem como comunicação ao Ministério Público para a devida atuação na esfera penal”, acrescentou.

    A CVM lembrou que o chamado “squeeze” é uma das modalidades de manipulação. Segundo o órgão regulador, pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou conferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado.

    A B3 afirmou nesta sexta-feira a investidores que submeterá a negociação dos ativos e dos derivativos do IRB a leilões durante o dia a partir desta sessão.

    A autarquia também citou, entre outros exemplos, que pode contribuir para a caracterização da manipulação a atuação de um conjunto de pessoas, agindo sob um interesse comum, sendo todas elas, pelo menos em tese, passíveis de responsabilização.

    Peter Dazeley/Getty Images

Onde tudo começou?

O Reddit é uma plataforma em que os usuários podem criar fóruns de debates, se dividindo em comunidades chamadas subreddits. O R/wallstreetbeats é uma comunidade na rede social criada em 2009 com o objetivo de discutir investimentos alternativos no mercado financeiro norte-americano e atualmente tem mais de cinco milhões de membros.

Há algumas semanas, os usuários do grupo se uniram para desafiar fundos de hedge e impulsionar os ativos da GameStop, empresa que aluga jogos para videogames e tem enfrentado dificuldades de manutenção do negócio. Diante dos resultados apresentados nos últimos meses pela companhia, os fundos apostavam no recuo no preço dos ativos, mas a organização dos integrantes do “wallstreetbeats” fez o papel se valorizar em 881% apenas em dezembro, prejudicando a aposta dos tubarões do mercado.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).