5 livros que marcaram a trajetória de Guilherme Benchimol

Divulgacao/RafaelBaranda.
Divulgacao/RafaelBaranda.

Fundador e presidente do conselho da XP Investimentos lista obras que impactaram sua jornada como empreendedor no mercado financeiro

O fundador da XP Investimentos não se considera um leitor ávido, mas é sem dúvida um leitor dedicado e focado nos títulos que seleciona para compor parte de sua rotina. “Eu leio um livro a cada dois ou três meses, mas também o releio de duas a três vezes antes de começar o próximo, dando destaque às partes sublinhadas das leituras anteriores. Gosto de absorver todos os detalhes”, conta Guilherme Benchimol, atual presidente do conselho administrativo da companhia.

As leituras e revisões dos conteúdos foram essenciais não apenas para a trajetória profissional de Benchimol, como também para a tomada de decisões na XP. De acordo com o executivo, livros como “Organizações Exponenciais”, de Salim Ismail, foram uma bússola para compreender momentos históricos e como adaptar-se a eles.

“Quando li o livro Organizações Exponenciais, entre 2015 e 2016, fiz todos meus sócios lerem também, passamos uma semana discutindo o seu conteúdo e mudamos completamente nossa governança corporativa e nossa hierarquia interna. Foi uma grande mudança!”, relembra.

Já as obras de Jim Collins, “Empresas Feitas para Durar” e “Empresas Feitas para Vencer”, marcaram por anos a carreira profissional de Benchimol. “São livros muito pragmáticos sobre melhores práticas de empreendedorismo. Não há poesia neles, apenas constatações factuais e os caminhos utilizados por cada empresa para atingir seus objetivos de longo prazo.”

Ao Forbes Money, Guilherme Benchimol listou cinco livros que marcaram sua história pessoal e profissional. Veja abaixo:

  • Endurance – a Lendária Expedição de Shackleton à Antártida
    Autor: Caroline Alexander
    Editora: Companhia das Letras

    Em 1914, o fotógrafo Frank Hurley embarcou no Endurance rumo à Antártica, com a missão de registrar a primeira travessia a pé do continente. Depois de perambular meses e meses, toda a tripulação regressou sã e salva à terra firme. A expedição não alcançou o objetivo, mas as imagens de Hurley, revivem essa história extraordinária de resistência e companheirismo, deixando um registro sem paralelo na história da fotografia.

    Reprodução
  • Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)
    Autor: Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest
    Editora: Alta Books

    O livro fala do momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício (Estados Unidos) ou em Bandra (Índia), utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação. Essas empresas estão cada vez mais rápidas, contam com pessoas cada vez mais capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar. São pessoas e empresas extremamente criativas.

    Reprodução
  • A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção
    Autor: Reed Hastings e Erin Meyer
    Editora: Intrínseca

    De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, a uma companhia com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. O cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings, se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global.

    Reprodução
  • Abundância: o futuro é melhor do que você imagina
    Autor: Peter H. Diamandis e Steven Kotler
    Editora: Alta Books

    Proporcionar abundância é o maior desafio da humanidade, e este livro trata de como vencer esse desafio. Os autores exploram como quatro forças emergentes – tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnolantropos e o bilhão ascendente – conspiram para resolver nossos maiores problemas. Examinando o impacto dessas forças ao mesmo tempo em que estabelecem alvos para a realização de mudanças, desenham um mapa estratégico para guiar governos, indústrias e empreendedores, e nos dão muitas razões para sermos otimistas.

    Reprodução
  • Agassi – Uma autobiografia
    Autor: Andre Agassi
    Editora: Globo Livros

    A obra é escrita por Andre Agassi, um dos jogadores mais talentosos a pisar numa quadra de tênis. Depois de desperdiçar três finais de Grand Slam, Agassi choca o mundo, e a si mesmo, quando arrebata o título de Wimbledon em 1992. Da noite para o dia, torna-se o favorito dos fãs e alvo da mídia. Ao lado de vívidas descrições de rivais pertencentes a várias gerações – Jimmy Connors, Pete Sampras, Roger Federer –, Agassi faz o relato nu e cru do breve tempo que passou com Barbra Streisand, assim como de seu fracassado casamento com Brooke Shields. E narra sua espetacular ressurreição, o regresso às quadras, cujo clímax foi sua épica campanha no Aberto da França em 1999, culminando com o recorde de ser o tenista mais velho a se tornar o número 1 do mundo.

    Reprodução

Endurance – a Lendária Expedição de Shackleton à Antártida
Autor: Caroline Alexander
Editora: Companhia das Letras

Em 1914, o fotógrafo Frank Hurley embarcou no Endurance rumo à Antártica, com a missão de registrar a primeira travessia a pé do continente. Depois de perambular meses e meses, toda a tripulação regressou sã e salva à terra firme. A expedição não alcançou o objetivo, mas as imagens de Hurley, revivem essa história extraordinária de resistência e companheirismo, deixando um registro sem paralelo na história da fotografia.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).