Lucro dos bancos deve voltar a patamar de R$ 120 bilhões em 2021, diz diretor do BC

Ueslei Marcelino/Reuters
Ueslei Marcelino/Reuters

Depois de cair 26% em 2020 ante ao ano anterior, o lucro líquido dos bancos deve retomar os níveis pré-pandemia

Depois de cair 26% em 2020 ante ao ano anterior, o lucro líquido dos bancos deve retomar os níveis pré-pandemia, acumulando resultado nominal em torno de R$ 120 bilhões, disse hoje (27) o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza.

“No cenário-base é plenamente possível que os bancos voltem a ter um lucro nominal na faixa de 120 bilhões e, tendo em vista o aumento de capital que foi realizado ao longo dos últimos anos, é possível você voltar a ter uma rentabilidade na faixa entre 15% e 16%”, disse Souza durante entrevista coletiva para comentar o mais recente relatório semestral de Estabilidade Financeira do BC.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

O diretor destacou que a provisão feita pelos bancos em 2020 é suficiente para fazer frente aos riscos deste ano, mesmo com um cenário de crise.

Souza também disse esperar que a introdução do Pix gere reduções de despesas administrativas para os bancos que superem o impacto que o serviço terá sobre as receitas das instituições. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).