Kamala Harris estreia na ONU prometendo lutar por mulheres e democracia

Reprodução/Reuters
Reprodução/Reuters

A vice-presidente dos Estados Unidos falou hoje (16) sobre o papel feminino nas tomadas de decisão do país

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, estreou na ONU (Organização das Nações Unidas) hoje (16), afirmando em uma reunião sobre igualdade de gênero que a democracia depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres e que, globalmente, está “sob grande pressão”.

Os EUA trabalharão para melhorar ambos, disse Harris em um comunicado por vídeo à 65ª Comissão sobre a Situação das Mulheres.

LEIA MAIS: Como começou, como está indo: a trajetória da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris

“A democracia exige vigilância constante, melhoria constante. É um trabalho em andamento. E hoje, sabemos que a democracia está cada vez mais sob grande pressão”, disse ela, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA.

“A situação da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres. Não somente porque a exclusão das mulheres na tomada de decisões é um traço de uma democracia falha, mas porque a participação das mulheres fortalece a democracia”.

Harris também disse que o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, revitalizará a parceria de Washington com a ONU Mulher – um organismo das Nações Unidas dedicado à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

No governo do ex-presidente Donald Trump os EUA lideraram uma iniciativa na ONU contra a promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres por vê-los como um sinônimo de aborto, se opondo a tal linguagem nas resoluções da organização. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).