Open Banking Intro, Safer Internet Day 2021, Indústria 4.0, CannaBusiness Summit Brazil 2021 & Muito Mais

A Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, realiza a live “Open Banking Intro” amanhã (9), às 10h30, com a participação especial do Banco Central. O objetivo é reunir especialistas para esclarecer as principais características do open banking, para que seus impactos e oportunidades sejam visualizados com mais clareza. Entre os speakers, estarão Carlos Netto, CEO da Matera, João André Pereira, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Márcio Alexandre, superintendente de governança de TI e segurança cibernética do Sicoob, e Fabiano Amaro, consultor de negócios da Matera. A mediação da conversa fica a cargo de Alexandre Pinto, diretor de inovação e novos negócios da empresa. A inscrição é gratuita.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

****
O Mercado Livre e a Globant, empresas da América Latina especializadas em TI, em parceria com a Digital House, realizam amanhã (9), das 17h às 18h, o “TechTalks – Falando Sobre Educação Transformadora”, evento virtual gratuito que contará com a presença de Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, e moderação da jornalista Carla Vilhena, para abordar como a educação em tecnologia pode transformar vidas. O bate-papo terá as presenças de Alexandre Thomaz, managing director da Globant Brasil; Fernando Yunes, SVP e country lead do Mercado Livre; e Sebastian Mackinlay, CEO da Digital House Brasil. Os executivos falarão sobre o programa de treinamento Certified Tech Developer, desenvolvido pelas empresas para gerar uma rápida colocação profissional de milhares de jovens da América Latina na indústria de tecnologia. Com o objetivo de colaborar para a composição de uma turma que reflita a diversidade social, étnica e cultural da América Latina, serão concedidas 2.500 bolsas de estudo. É preciso fazer inscrição.

****
Para celebrar o Dia da Internet Segura, a Safernet Brasil, em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizará amanhã (9) o Safer Internet Day 2021, com uma série de atividades, além do lançamento de projetos que tratam do tema. A iniciativa, que pela primeira vez ocorrerá em formato totalmente remoto, terá debates com especialistas brasileiros e internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário da pandemia de Covid-19, como mediação parental e bem-estar no contexto digital. A pesquisadora e educadora Alicia Blum-Ross, abrirá o evento. Também estão na programação Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University; Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia; e Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção online de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década. Além da abertura, haverá quatro painéis ao longo de todo o dia transmitidos ao vivo – no canal do NIC.br no YouTube, no site da iniciativa e no perfil da Safernet Brasil no Facebook – e com tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil.

****
Também amanhã (9), às 18h30, o gerente de marketing da Mitsubishi Electric, Hélio Sugimura, discutirá no webinar gratuito “O Caminho para a Indústria 4.0: Saiba como Implementar” os maiores desafios atuais para a implementação da Indústria 4.0, suas tecnologias habilitadoras e como alcançar o retorno sobre o investimento. A companhia, que desenvolveu uma metodologia para implementação e criação de um roadmap para a Indústria 4.0, considerando fatores como desafios da indústria, mapeamento de oportunidades de melhoria, a importância da coleta de dados e da criação de indicadores, uso da tecnologia mais apropriada e retorno sobre o investimento, também vai apresentar estudos de caso das fábricas próprias e mostrará como foram aplicadas soluções de automação de acordo com o desafio. Inscrições gratuitas.

****
Amanhã (9) e quarta (10) será realizado o CannaBusiness Summit Brazil 2021, segunda edição do evento destinado aos profissionais que já estão ou que desejam empreender no mercado da cannabis legal no Brasil. Na programação, temas como a legislação vigente, as oportunidades de negócios e as perspectivas futuras. O evento está em sua segunda edição e, desta vez, será online, com tradução para o inglês. A organização é da plataforma médica Dr. Cannabis e tem inscrições gratuitas.

****
A Trybe, escola de desenvolvimento web, promove a 2ª edição do evento “Primeiros Passos no Javascript”, entre os dias 9 e 11. Totalmente remotas e com conteúdo exclusivo, as aulas serão apresentadas por Isaac Batista, instrutor na Trybe e reconhecido pela Forbes como um dos 12 profissionais que estão levando a educação a outro nível no Brasil, de acordo com o Especial Negros Inovadores; Leticia Bora, instrutora formada em Sistemas para Internet na FIAP, e Caról Silva, especialista em desenvolvimento front-end pelo Reprograma e Informática pela ETEC. Com um ensino totalmente prático, o evento não requer conhecimento prévio em programação. Durante as lives, que acontecerão das 19h às 21h, haverá um convidado leigo no assunto que aprenderá todos os conceitos em um passo a passo ao vivo junto aos demais alunos. Inscrições gratuitas.

****
Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo de 2021 de cursos online e gratuitos do Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica. Entre cursos, palestras e oficinas, serão 34 atividades em fevereiro, com uma programação que dará destaque à linguagem de programação Python, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas pelo site ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store. Hoje (8), às 10h, tem Laboratório de IoT com Raspberry Pi e, às 18h, UX: Oficina de Usabilidade. Amanhã (9), é a vez do Laboratório de IoT em Cloud (10h), Deep Learning: Introdução com Keras e Python – Parte 1 (15h) e Deep Learning: Introdução com Keras e Python – Parte 2 (18h). Na quarta (10), serão realizadas as sessões Jogos Digitais: Jogo 2D com Unity – Parte 1 (13h30) e Oficina: Design Thinking (18h). Na quinta (11), a programação inclui Ciência de Dados – Visualização de Dados com Python – Parte 1 (9h), Jogos Digitais: Jogo 2D com Unity – Parte 2 (13h30) e as palestras Introdução ao Tizen (17h) e Oficina de Prototipagem de Dispositivos Móveis (18h). Na sexta (12), a programação termina com Ciência de Dados – Visualização de Dados com Python – Parte 2 (9h) e Linguagem Python: aprendendo a linguagem – Parte 1 (14h). É preciso se inscrever.

****
Com base em estudos realizados pela Compugraf, a equipe de especialistas apresentará aos empreendedores a análise das principais tendências em cibersegurança que devem ser levadas em conta em 2021 para que as empresas não sofram ataques e levem multas. Num cenário pós-pandêmico, pontos como o aumento das ameaças cibernéticas, a chegada do open banking e a busca pela conformidade com a LGPD serão os temas principais da live “#CGLive: Previsões de Cibersegurança para 2021”, que será realizada na quinta-feira (11), às 15h, com a presença de Alex Feitosa, consultor e instrutor em segurança da informação da Compugraf; Gilberto Sudre, perito em computação forense especialista em segurança da informação; Alexandre Bonatti, director systems engineering Brazil da Fortinet; e Ricardo Cestari Jr., head of growth marketing da Compugraf. Inscrições gratuitas.

****
Também na quinta (11), às 18h30, o Distrito realiza o encontro “Dados que Salvam Vidas: o Papel da Medicina Integrada Intensiva”, que tem o objetivo de contribuir com a abrangência de conhecimento em medicina intensiva dos participantes diante do crescimento da Covid-19, uma vez que a interoperabilidade e a integração de dados em ambientes de UTI e salas de cirurgias estão salvando vidas e zerando a probabilidade de erro humano, bem como reduzindo custo com EPI/Insumos e de infecções cruzadas e garantindo a segurança no desfecho clínico. Entre os participantes estarão Fernando Paiva, diretor executivo da Lifemed, Dr. Carlos Carvalho, diretor da divisão de pneumologia do Incor, Dr. Maria Carmona, do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dr. Wilson Lovato, coordenador médico do Centro de Terapia Intensiva Adulto e diretor clínico do São Lucas Hospital- Grupo São Lucas- Hospital Care. As inscrições encerram uma hora antes do início do evento.

****
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará a 15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) na quinta-feira (11), às 16h, com o tema “Segurança Digital Começa Cedo”. Este ano, o DISI se soma ao Dia da Internet Segura (saferinternetday.org), movimento global liderado no Brasil pela Safernet e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, trazendo maior mobilização em torno de temas importantes para o uso mais seguro e consciente da internet. O encontro reunirá vozes ativas do mundo digital em uma roda de conversa, para compartilhar seus conhecimentos e, dessa forma, conscientizar usuários de internet sobre segurança da informação. Os especialistas abordarão temas como os riscos de segurança aos quais crianças e adolescentes podem ser expostos no uso da internet, que medidas educativas e protetivas podem ser usadas, parental control, entendimento sobre privacidade e exposição de dados e afins, compartilhamento na internet, o que fazer no caso de exposição ou ameaças à integridade de sua família e filhos, entre outros. Estão confirmadas as participações dos especialistas Adriana Cansian (Resh Cyber Defense) e Fernando Mercês (Mente Binária). Mais informações e inscrições no site.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).