10 podcasts nacionais de inovação para adotar na sua rotina

visualspace/Getty Images
visualspace/Getty Images

O sucesso dos podcasts já é uma realidade em diferentes áreas do conhecimento – e na tecnologia não é diferente

Os podcasts são um jeito fácil e acessível de consumir conteúdo e ainda conseguir dicas preciosas sobre temas variados do cotidiano. Diferente dos programas de rádio, esse formato de áudio fica disponível para ser ouvido em qualquer horário, de forma 100% online.

No ano passado, a audiência de podcasts no Brasil registrou um aumento de 33%, de acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo. Segundo levantamento, já são 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que incorporaram o hábito de ouvir os programas de áudio, e mais da metade (53%) dos ouvintes é de jovens de até 34 anos. No Brasil, a estimativa é que 34,6 milhões de pessoas sejam ouvintes ativas de podcasts, o que representa cerca de 8% da população, de acordo com a “Pod Pesquisa 2020”, da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters).

LEIA MAIS: Spotify lança plataforma de assinatura de podcast para competir com a Apple

Quando até o ex-presidente dos Estados Unidos entra no jogo, não restam dúvidas de que os podcasts são as grandes apostas da era digital. Em 2019, Barack e Michelle Obama embarcaram nessa onda para desenvolver, produzir e emprestar suas vozes para os programas de áudio. Um ano depois, a ex-primeira-dama lançou o “The Michelle Obama Podcast” e, em fevereiro de 2021, foi a vez de Bruce Springsteen e Barack Obama criarem o “Renegades: Born in the USA” com a premissa de discutir temas como raça, paternidade, casamento e o estado do país.

O sucesso dos podcasts já é uma realidade em diferentes áreas do conhecimento – e na tecnologia não é diferente. Com a popularização das plataformas de streaming, milhares de experts da área estão compartilhando conhecimento e discutindo as principais tendências de mercado com uma pluralidade de temas e vozes.

Veja, na galeria abaixo, 10 indicações de podcasts de tecnologia e inovação:

  • “Nerdcast”

    Lançado em 2006 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos como um braço do portal “Jovem Nerd”, o “Nerdcast” é um podcast voltado para a cultura pop e geek. Com programas, que vão ao ar toda sexta-feira, os episódios discutem as tendências de games, tecnologia, internet e inovação.

    Entre os temas abordados estão blockchain, NFT (Token Não Fungível), criptomoeda e o impacto da crise nas empresas de tech. Também são produzidos conteúdos sobre RPG (Role Playing Game), “League of Legends” e teorias sobre a série da Marvel Studios “WandaVision”.

    Em 2019, o Nerdcast se tornou o primeiro podcast do Brasil e o terceiro do mundo a ultrapassar a marca de 1 bilhão de downloads, atrás apenas dos norte-americanos “Stuff You Should Know e The Daily”, do “The New York Times”. No ano passado, o programa foi o mais ouvido do Google Podcasts entre abril e novembro e registrou, semanalmente, cerca de 1,5 milhão de downloads. De olho no sucesso do “Jovem Nerd”, a gigante varejista Magalu anunciou recentemente a aquisição da multiplataforma de conteúdo. O valor da compra não foi divulgado.

    Divulgação
  • “Tecnocracia”

    O “Tecnocracia” é uma coluna quinzenal sobre as consequências de se viver sob o governo das grandes empresas de tecnologia. Apresentado por Guilherme Felitti, o podcast discute as repercussões da relevância e influência de gigantes como Google, Facebook, Amazon, YouTube e Apple na sociedade atual e futura.

    Episódios como “A Relação Conflitante do YouTube com Canais que Testam os Limites da Democracia”, “O Filtro Alucinógeno do Instagram Colocou a Humanidade no Divã” e “Como o Vale do Silício Criou o Conto de Fadas para Adultos” oferecem uma visão crítica sobre como as novas tecnologias estão redefinindo a maneira como vivemos, seja de forma positiva ou negativa.

    O grande diferencial é a forma como Felitti, sem rodeios ou eufemismos, provoca o ouvinte a pensar o mundo com os pés no chão. “É impressionante como cada vez mais o apresentador lhe dá um choque de realidade. Ele está em seu momento sem censura e de caneta afiada, o que gera um texto sem papas na língua; um verdadeiro soco no estômago, com a pura realidade”, diz uma avaliação feita pelos ouvintes na Apple Podcasts.

    Divulgação
  • “Hipsters Ponto Tech”

    A escola de programação, front-end e data science Alura criou um programa semanal para debater linguagens de programação, design, UX (experiência do usuário), gadgets, startups e as últimas tendências da tecnologia. Batizado de “Hipsters Ponto Tech”, o podcast foi lançado em 2016 e hoje reúne mais de 300 episódios, com cerca de 45 minutos cada.

    Apresentado por Pedro Siqueira e participação de Sergio Lopes, Rodrigo Dantas, Maurício Linhares, Roberta Arcoverde e Gabriel Ferreira, o programa oferece conteúdos informativos sobre temas que estão em voga na área de TI, e é indicado a quem quer aprender, de forma descontraída, sobre as últimas novidades do setor.

    A cada semana, o podcast traz convidados de diversas partes do mundo especializados em inteligência artificial, engenharia de aprendizado de máquina, telemedicina, segurança de dados e serviços de streamings, entre outros temas, para enriquecer as discussões e promover o conhecimento aprofundado.

    Divulgação
  • “Código Aberto”

    Comandado por Juliana Wallauer e Carlos Merigo, este podcast reúne profissionais influentes do mercado para discutir o que eles pensam sobre o futuro da mídia, da tecnologia e da comunicação.

    O time de convidados já contou com Paulo Batista Júnior, gerente de operações de TI da Ambev; Débora Nitta, diretora de marketing para negócios Latam do Facebook Brasil; Claudia Woods, CEO da Uber Brasil; e Stelleo Tolda, cofundador e COO do Mercado Livre, entre outros. Ao todo, já são mais cinco temporadas de conteúdo, com uma média de oito episódios cada, de aproximadamente uma hora de duração.

    Apresentado pela B9 Company, maior produtora especializada em podcasts do Brasil, o “Código Aberto” é opção certeira para quem busca novos insights para empreender no setor, com dicas vindas diretamente dos principais líderes do mercado, que servem como referência de inovação em seus ambientes de trabalho.

    Divulgação
  • “Mulheres de Produto”

    Fundado em 2018 por Erica Castro, Lenka Rejfířová e Maria Oliveira, o podcast foi criado para inspirar e fomentar o protagonismo feminino no mercado de tecnologia. A cada semana, o programa convida desenvolvedoras, designers, product managers e outras profissionais da comunidade para oferecer dicas, compartilhar trabalhos e trajetórias e ainda apresentar grandes tendências do setor.

    Já são mais de 30 episódios, com aproximadamente 45 minutos de duração cada, com diferentes séries de conteúdo. No “Bloco de Notas”, as apresentadoras fazem resenhas de livros da área de produtos, como “Escaping the Build Trap”, de Melissa Perri, que expõe como uma gestão de produtos efetiva pode criar valor para os usuários e para o negócio. O podcast também recebe figuras que trilharam um caminho de sucesso até atingir um patamar executivo na carreira, como Tamy Lin, CEO da startup de aluguel de carros Moobie, e Simone Cyrineu, CEO da produtora audiovisual Thanks for Sharing.

    O “Mulheres de Produto” dedica-se, ainda, a explicar ideias e conceitos técnicos para quem não trabalha na área, explorando temas como versionamento de código, PIX, business design e UX Writing com o objetivo de fomentar o conhecimento e a capacitação dos ouvintes.

    Divulgação
  • “Loop Matinal”

    O podcast ideal para quem não tem tempo de acompanhar sites e jornais por conta da rotina agitada. Com episódios diários de apenas dez minutos, o programa reúne, de forma rápida, clara e concisa, as notícias e tendências mais importantes do mundo da tecnologia.

    Apresentado por Marcus Mendes, o “Loop Matinal” conta com mais de 1.300 episódios que abordam, resumidamente, novidades da Tesla, Microsoft, Facebook e outros gigantes da tecnologia. O grande diferencial é o dinamismo, que permite que o usuário esteja, já nas primeiras horas do dia, atualizado sobre os assuntos do universo de TI.

    Divulgação
  • “Like a Boss”

    É o podcast ideal para atuais e futuros empreendedores. Ao reunir líderes e fundadores de startups e empresas inovadoras, o “Like a Boss” oferece uma análise do empreendedorismo na América Latina, debatendo sobre os grandes players do mercado e compartilhando dicas de metodologias de trabalho, tendências e tomadas de decisão.

    Desde o lançamento do programa, em 2017, os apresentadores Paulo Silveira, CEO do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, da Vindi, já receberam representantes da Loft, Ramper, Amaro, Vittude, Loggi, Paypal, Gympass, VTEX e Locaweb. Os convidados falam sobre seus negócios, compartilham experiências profissionais e ainda orientam outros empreendedores a como crescer neste mercado.

    Divulgação
  • “Braincast”

    Oferecido pela B9 Company, o “Braincast” é um programa de novidades sobre tecnologia, cultura digital, criatividade, inovação, negócios e entretenimento. Todos os episódios incluem a participação de um especialista para gerar reflexões inteligentes sobre os temas debatidos na semana.

    O ouvinte acompanha conversas dinâmicas e aprofundadas sobre o impacto do streaming no mundo da música, NFTs (Token Não Fungível), o futuro da energia, como vender produtos de beleza e como candidatos políticos conquistam espaços digitais.

    Novos episódios são lançados às quintas-feiras, com cerca de 1h45 minutos de duração cada.

    Divulgação
  • “Café Debug”

    Um programa semanal que fala de temas de ciência e tecnologia com o objetivo de transmitir e compartilhar conhecimento, contando histórias e abordando projetos e ideias.

    O podcast aborda assuntos como a migração para a nuvem, bitcoin, bioinformática, desenvolvimento de games, poder do algoritmo e chatbot com Python, entre outros, incluindo bate-papos exclusivos com experts do setor. A lista de convidados já contou com Diego Fernandes, CTO da Rocketseat, e Letícia Maine, analista de qualidade da Oracle.

    Divulgação
  • “Bitcast”

    No ar desde 2017, o “Bitcast” traz exclusivamente notícias do mercado brasileiro de criptomoedas e blockchain. O podcast reúne investidores, traders, desenvolvedores, entusiastas e demais players em debates sobre o mercado, a comunidade e seus movimentos.

    A apresentação fica por conta de Jansen Grizenti, criador do site “Guia do Investidor”, Paulo Aragão, cofundador do portal “CriptoFácil”, José Domingues da Fonseca, fundador da empresa Universo Cripto, e Gwin, o hacker do bem que dedica-se ao estudo de segurança de exchanges e outros sistemas de criptomoedas.

    Divulgação

“Nerdcast”

Lançado em 2006 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos como um braço do portal “Jovem Nerd”, o “Nerdcast” é um podcast voltado para a cultura pop e geek. Com programas, que vão ao ar toda sexta-feira, os episódios discutem as tendências de games, tecnologia, internet e inovação.

Entre os temas abordados estão blockchain, NFT (Token Não Fungível), criptomoeda e o impacto da crise nas empresas de tech. Também são produzidos conteúdos sobre RPG (Role Playing Game), “League of Legends” e teorias sobre a série da Marvel Studios “WandaVision”.

Em 2019, o Nerdcast se tornou o primeiro podcast do Brasil e o terceiro do mundo a ultrapassar a marca de 1 bilhão de downloads, atrás apenas dos norte-americanos “Stuff You Should Know e The Daily”, do “The New York Times”. No ano passado, o programa foi o mais ouvido do Google Podcasts entre abril e novembro e registrou, semanalmente, cerca de 1,5 milhão de downloads. De olho no sucesso do “Jovem Nerd”, a gigante varejista Magalu anunciou recentemente a aquisição da multiplataforma de conteúdo. O valor da compra não foi divulgado.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).