10 países mais seguros do mundo para visitar

patpongs/Getty Images
patpongs/Getty Images

Islândia ocupa o primeiro lugar do ranking há 12 anos

O Instituto para Economia e Paz (IEP, na sigla em inglês) realiza um ranking anual de quais países do mundo são os mais seguros, denominado Índice de Paz Global. O relatório de 2020 mostra que o mundo está menos pacífico hoje do que há um ano, quando foi realizado o último levantamento.

O relatório concluiu que “os conflitos e crises que surgiram na última década começaram a diminuir, mas foram substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza por conta da pandemia Covid-19.”

VEJA TAMBÉM: 7 países com potencial para se tornarem destinos turísticos incríveis no pós-pandemia

Embora os fatores que afetam a paz mundial mudem claramente com o tempo, um fato permaneceu constante: o mesmo país ocupou o primeiro lugar como a região mais segura nos últimos 12 anos –a Islândia. Os EUA ficaram na 121ª posição da lista, igual ao ano passado, e o Brasil aparece logo atrás, na 126ª colocação, três posições abaixo da atribuída ao país no ranking de 2019.

O estudo do IEP chegou a algumas conclusões e tendências importantes: a diferença de segurança entre os países mais e menos seguros continua a crescer –desde 2008, os 25 menos pacíficos pioraram seu quadro em 12,9%, enquanto os 25 mais seguros melhoraram 2,1%; em 2050, estima-se que a mudança climática crie até 86 milhões de migrantes adicionais na África Subsaariana, 40 milhões no Sul da Ásia e 17 milhões na América Latina; E o impacto econômico da Covid-19 deve continuar a influenciar diretamente na instabilidade política, nas relações internacionais, nos conflitos, nos direitos civis e na violência –o que gera retrocesso nos anos de desenvolvimento socioeconômico.

No total, 163 países foram classificados com uma pontuação de 1 a 5 (1 = mais pacífico, 5 = menos pacífico), com os dez primeiros permanecendo praticamente inalterados desde 2019. A metodologia do estudo cobre 99,7% da população mundial e toma como referência 23 indicadores qualitativos e quantitativos que cobrem três áreas principais: conflito contínuo, segurança e proteção e militarização –todas registraram piora durante o último período de pesquisa.

Veja, na galeria de imagens a seguir, os 10 países mais seguros do mundo para visitar:

  • 126ª. Brasil

    O Brasil aparece no ranking com nota de 2,413, influenciado pela baixa proteção e segurança social aliada ao alto custo econômico da violência no país.

    Emir Terovic/Getty Images
  • 121ª. Estados Unidos

    O país se manteve na mesma posição de 2019, com ênfase no alto índice de militarização e o maior volume de capital destinado aos custos gerados pela violência. A pontuação dos Estados Unidos foi de 2,307.

    Nico de Pasquale Photography/Getty Images
  • 10ª. Suíça

    O país pontuou 1,366 no ranking pelo baixo índice de criminalidade.

    Roberto Moiola Sysaworld/GettyI mages
  • 9ª. Japão

    O Japão registrou pontuação de 1,36 no índice pela baixa taxa de homicídios e uma população desarmada, além de ter um transporte eficiente –especialmente os trens de alta velocidade. Subiu duas posições em relação a 2019.

    Photography by ZhangXun/Getty Images
  • 8ª. República Tcheca

    O país marcou 1,337 pelo baixo valor gasto na militarização e no índice de criminalidade. Caiu uma posição em relação ao ano anterior.

    Joe Daniel Price/Getty Images
  • 7ª. Singapura

    Singapura atingiu a marca de 1,321 devido às baixas pontuações em conflitos domésticos e internacionais, além de altos níveis de segurança social.

    Didier Marti/Getty Images
  • 6ª. Canadá

    O país pontuou 1,298 com cidades como Montreal com classificação alta nos três indicadores.

    Istvan Kadar Photography/Getty Images
  • 5ª. Dinamarca

    Os residentes da Dinamarca se consideram felizes e seguros e o país alcançou uma pontuação de 1,283.

    Hagens World Photography/GettyImages
  • 4ª. Áustria

    A Áustria obteve uma pontuação de 1,275, com cenário político eleitoral pacífico e baixa importação de armas.

    Walter Geiersperger/Getty Images
  • 3ª. Portugal

    O Índice Global da Paz atribuiu ao país uma pontuação de 1,247 devido à sua segurança.

    Gonzalo Azumendi/Getty Images
  • 2. Nova Zelândia

    Com pouco conflito interno ou violência, a Nova Zelândia obteve a nota de 1,198 e ficou em segundo lugar.

    Chan Srithaweeporn/Getty Images
  • 1ª. Islândia

    Com taxas de homicídio e de carceragem per capita baixas e poucos eventos ligados aos terrorismo, a Islândia conquistou a nota de 1,078 no índice.

    patpongs/Getty Images

126ª. Brasil

O Brasil aparece no ranking com nota de 2,413, influenciado pela baixa proteção e segurança social aliada ao alto custo econômico da violência no país.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).