Dia do Amigo: 10 filmes sobre amizades que extrapolaram o ambiente de trabalho

Reprodução
Reprodução

Em “Um Senhor Estagiário”, Robert De Niro vive um experiente profissional que ocupa o cargo de estágio sênior em uma startup de moda e acaba criando laços de amizade com a CEO, vivida por Anne Hathaway

Hollywood adora emocionar o público. Sejam filmes baseados em histórias reais ou não, cativar e envolver o espectador é fundamental para um bom longa. E não há forma melhor de gerar conexão do que representar na tela aquilo que todos nós vivemos diariamente.

Quem nunca teve um amigo que conheceu no ambiente de trabalho e acabou levando para a vida? Aquela pessoa que pode até ter entrado na sua vida pela conveniência do encontro diário, mas que tinha tanto em comum que virou uma companhia, alguém em quem confiar?

SAIBA MAIS: Blockbuster: as 10 maiores bilheterias de todos os tempos

Neste Dia Nacional do Amigo, a lista abaixo reúne amizades inesperadas que surgiram a partir de relações de trabalho, indo além do tradicional ambiente corporativo. E como se trata de Hollywood, conta também com algumas conexões mais perigosas, formadas por necessidade, mas que serviram de base para uma troca genuína.

Veja, na galeria a seguir, 10 filmes com amizades que ultrapassam as barreiras do trabalho:

  • Os Estagiários

    Disponível no Amazon Prime Video

    Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) ficam desempregados, aos 40 anos, depois que a empresa em que trabalhavam encerra as atividades. Desesperados por uma oportunidade, se candidatam a vagas de estagiários no Google, mesmo não entendendo nada de tecnologia.

    Fora da zona de conforto, os amigos ficam deslocados no escritório novo, mas se mostram dispostos a ajudar mesmo aqueles que não fazem questão de ser simpáticos com eles.

    O longa mostra a importância do reconhecimento do potencial e das habilidades de cada um para o trabalho em equipe, que gera laços importantes.

    Divulgação
  • Um Senhor Estagiário

    Disponível para aluguel no Google Play, Looke e Microsoft Store

    Ben (Robert De Niro) é um executivo aposentado de 70 anos que decide se candidatar a uma vaga de estágio sênior. Ele é contratado por Jules (Anne Hathaway) para trabalhar em sua startup de moda e causa estranhamento de início ao destoar do resto da equipe.

    Mas seu jeito proativo e dedicado acaba conquistando os colegas de trabalho. Em pouco tempo, Ben se torna o braço direito da chefe, ajudando-a não apenas com as questões profissionais, mas também a atravessar os desafios familiares e pessoais com toda sua experiência de vida, tornando-se um grande amigo.

    Divulgação
  • Intocáveis

    Disponível no Telecine Play

    Philippe (François Cluzet) é um milionário tetraplégico que precisa contratar um novo cuidador, por necessitar de ajuda para fazer todas as atividades ao longo do dia. Driss (Omar Sy), um imigrante senegalês afundado em dívidas, decide se candidatar ao emprego, apesar de nunca ter trabalhado na função antes.

    Philippe decide dar uma chance para Driss, contrariando seus empregados. Estava cansado de contratar profissionais e não ter boas experiências. Uma amizade improvável nasceu do contato diário entre os dois, apesar das diferenças. Por não tratar o milionário feito um coitado como os outros cuidadores, Driss conquista Philippe e se torna seu amigo e confidente.

    Divulgação
  • O Discurso do Rei

    Disponível no Amazon Prime Video e no HBO GO

    O príncipe Albert não imaginava que seria rei, passando boa parte da vida sob a sombra do irmão mais velho, o primogênito Eduardo. Tudo mudou quando Eduardo, já rei, decidiu abdicar ao trono para viver seu grande amor. Albert se tornou então o rei Jorge VI, mesmo que a própria família real não acreditasse muito em seu potencial.

    Seu reinado foi muito importante para a história inglesa e o filme “O Discurso do Rei” faz um recorte da época em que Jorge precisou vencer seus medos e dar discursos para todo o mundo, durante a Segunda Guerra Mundial. O problema é que ele era gago desde a infância.

    O longa mostra o trabalho de Lionel Logue, fonoaudiólogo, que acompanhava Jorge desde quando ainda era príncipe, cuidando do aperfeiçoamento da sua fala e da restauração da sua confiança e autoestima. A relação entre os dois foi além do contato de paciente e profissional da saúde, tornando-se uma amizade que durou até a morte do rei.

    Divulgação
  • O Jogo da Imitação

    Disponível no Amazon Prime Video

    Alan Turing (Benedict Cumberbatch) foi um gênio matemático que solucionou o Enigma, máquina alemã que criptografava mensagens durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro hacker da história ajudou a salvar milhares de vidas e é considerado o pai da computação.

    O filme “O Jogo da Imitação” acompanha a vida de Turing justamente durante os duros anos de trabalho a serviço da Inglaterra, tentando quebrar o código alemão, enquanto passava por questões pessoais, por se sentir desajustado por ser homossexual.

    Joan Clarke (Keira Knightley) era a única mulher da pequena, mas competente equipe de Turing. A forte amizade dos dois se transpôs ao ambiente de trabalho, chegando a se tornar um noivado, até que o matemático assumiu sua orientação sexual. Joan se tornou uma confidente, mantendo a amizade até a morte de Turing.

    Divulgação
  • Green Book: O Guia

    Disponível no Amazon Prime Video e no Telecine Play

    Ganhador do Oscar de Melhor Filme, “Green Book: O Guia” conta a história do pianista Dr. Don Shirley (Mahershala Ali) na década de 1960. Nos Estados Unidos segregacionista, o músico está prestes a embarcar em uma turnê e contrata o motorista Tony Lip (Viggo Mortensen) para levá-lo às cidades do sul do país.

    Negro, Don Shirley precisa se hospedar em lugares específicos para afro-americanos, assim como também não pode frequentar certos estabelecimentos, ainda que seja reconhecido pelo seu inegável talento e se apresente para plateias brancas.

    Uma amizade acaba nascendo entre o músico e o motorista. Lip aprende, na estrada e com a convivência, que todos os estereótipos racistas que projeta em Shirley são errados, enxergando ali uma pessoa, independentemente da cor de pele. O pianista também aprende a se abrir ao outro e se permite uma troca sincera com o funcionário, saindo do pedestal em que se colocou enquanto músico erudito.

    Divulgação
  • Amor Sem Escalas

    Disponível na Netflix e no Telecine Play

    Ryan Bingham (George Clooney) trabalha demitindo pessoas, viajando por todo os Estados Unidos para encerrar contratos. A situação encrenca quando seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick), desenvolvedora de um sistema de videoconferência para que as demissões pudessem ocorrer a distância, cortando custos.

    Ryan precisa convencê-la de que seu cargo faz sentido para que não perca o emprego e passa a levar Natalie em suas viagens, para que ela entenda a importância do seu trabalho e do contato pessoal para transmitir uma notícia tão difícil.

    Um ensina ao outro sobre conexão e solidão, ainda que a amizade seja inesperada pelo conflito de gerações e mentalidades.

    Divulgação
  • As Bem-Armadas

    Disponível para aluguel no Google Play

    A agente especial Sarah Ashburn (Sandra Bullock) é competente, mas não é querida pelos colegas de trabalho do FBI por ser arrogante. Determinada a conseguir uma promoção, ela pede ao chefe para investigar um poderoso traficante de drogas, de identidade desconhecida.

    Quando começa a investigação, precisa interrogar um outro traficante local em busca de pistas e seu caminho se cruza com o de Mullins (Melissa McCarthy), uma policial desbocada que não aceita as ordens da agente do FBI.

    Suas personalidades são opostas e as duas batem de frente durante a investigação, mas logo percebem que precisam unir forças para chegarem ao objetivo final, o que as permite descobrir os pontos positivos de cada uma, gerando uma amizade.

    Divulgação
  • O Contador

    Disponível na Netflix e no Globoplay

    Christian Wolff (Ben Affleck) é um contador extremamente dedicado, com enorme facilidade com números, mas solitário. Por causa do autismo, ele é antissocial, mas isso não o impede de ser um homem bem-sucedido.

    Direto de um escritório de contabilidade, Wolff presta serviços na surdina para perigosas organizações criminosas. Até que ele descobre uma fraude de milhões de dólares nos cofres de uma empresa de tecnologia.

    A funcionária Dana Cummings (Anna Kendrick), que trabalha com Wolff, descobre a sua segunda função e acaba se colocando em perigo ao se envolver no jogo sujo. Com uma boa carga de ação, o filme conta com perseguições e ameaças, aproximando os dois personagens, que precisam se proteger.

    Divulgação
  • A Forma da Água

    Disponível para aluguel no Google Play

    Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o longa de Guillermo del Toro conta a história de uma criatura mágica descoberta pelo serviço secreto norte-americano durante a Guerra Fria. Preso em um laboratório para estudos, o ser é descoberto pela zeladora Elisa (Sally Hawkins), enquanto realiza a limpeza do local.

    Elisa acaba se apaixonando pela criatura estranha e inventa um plano mirabolante para conquistar a liberdade do ser aquático e poder viver ao lado dele. A sua colega de trabalho, Zelda (Octavia Spencer), acaba descobrindo o segredo de Elisa e a ajuda, mesmo não concordando com a ideia.

    Apesar dos riscos, Zelda movimenta o que for preciso para ajudar a amiga a concluir o seu objetivo e, enfim, ser feliz, apostando na amizade que nasceu durante a fila para bater o ponto todas as manhãs.

    Divulgação

Os Estagiários

Disponível no Amazon Prime Video

Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) ficam desempregados, aos 40 anos, depois que a empresa em que trabalhavam encerra as atividades. Desesperados por uma oportunidade, se candidatam a vagas de estagiários no Google, mesmo não entendendo nada de tecnologia.

Fora da zona de conforto, os amigos ficam deslocados no escritório novo, mas se mostram dispostos a ajudar mesmo aqueles que não fazem questão de ser simpáticos com eles.

O longa mostra a importância do reconhecimento do potencial e das habilidades de cada um para o trabalho em equipe, que gera laços importantes.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).