Anvisa autoriza pesquisa clínica da vacina Butanvac

Amanda Perobelli/Reuters
Amanda Perobelli/Reuters

A anuência da pesquisa será publicada amanhã (10) no Diário Oficial da União

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o início da realização da pesquisa clínica da vacina Butanvac, do Instituto Butantan, para Covid-19.

Entretanto, antes de começar a fase de aplicação experimental da vacina em voluntários no Brasil, o Butantan precisará apresentar algumas informações complementares sobre testes em andamento com a vacina.

LEIA MAIS: Butantan revisa projeção e prevê ButanVac apta a autorização emergencial em setembro

Conforme comunicado, esta será a primeira vez que a Butanvac será aplicada em humanos e por isso serão conduzidas as fases clínicas 1 e 2.

A anuência da pesquisa será publicada amanhã (10) no Diário Oficial da União.

No final de maio, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na CPI da Covid do Senado que, diante da expectativa de concluir rapidamente estudos clínicos da vacina ButanVac assim que houvesse autorização da Anvisa, seria possível disponibilizar ao menos 40 milhões de doses do imunizante no último trimestre deste ano.

Covas defendeu o uso do imunizante, principalmente a países pobres, por ter baixo custo e por integrar uma “segunda geração” de vacinas, além de poder incorporar novas variantes do coronavírus com facilidade.

O diretor do Butatan também já explicou que a ButanVac, que se baseia em uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, será 100% produzida no Brasil, sem necessidade de importação de insumos e em uma fábrica do instituto que já existe e que é responsável atualmente pela produção da vacina contra a gripe.(Com Reuters)


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).